Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Defensoria sugere que produção de festival na Pampulha dê ao público repelente contra carrapato

Segundo o órgão, indicação é preventiva e visa amenizar eventuais riscos de contaminação por febre maculosa

Minas Gerais|Do R7

Evento vai acontecer no fim de semana
Evento vai acontecer no fim de semana Evento vai acontecer no fim de semana

A Defensoria Pública de Minas Gerais informou, nesta segunda-feira (19), que recomendou à produção do festival de música Sensacional que a organização forneça ao público, gratuitamente, repelente contra carrapato.

Segundo o órgão, a medida visa reduzir eventual risco de infecção por febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela, durante o evento, que será realizado no próximo fim de semana, no Parque Ecológico da Lagoa da Pampulha, no entorno do ponto turístico da capital mineira. A Defensoria justifica que o espaço é habitat de capivaras, hospedeiras do carrapato-estrela.

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

O documento assinado pela Coordenadoria Estratégica em Tutela Coletiva(Cetuc) ainda faz outras recomendações tanto à produção do evento, quanto à Prefeitura de Belo Horizonte. Dentre elas, "controle de acesso dos animais hospedeiros ao local de realização do evento, aplicação de carrapaticida nos espécimes que habitam a região, bem como a orientação ostensiva do público quanto aos métodos de prevenção ao contágio pela doença e atenção aos eventuais sintomas que venham a se manifestar após o comparecimento ao festival".

A prefeitura informou que recebeu as orientações e vai apresentar as considerações sobre o tema. Ainda segundo o Executivo municipal, a região da lagoa da Pampulha, no último balanço, realizado em 2022, tinha 12 capivaras.

Publicidade

Veja quais são os sintomas da febre maculosa e entenda como se proteger

Desde 2017, o município realiza um trabalho para controlar a população desses animais na área. Na época, foram catalogadas 56 capivaras, que foram esterilizadas e microchipadas.

Publicidade

A recomendação da Defensoria Pública chama atenção para o fato de Minas Gerais ter nove casos confirmados da doença neste ano, sendo que dois evoluíram para morte. A prefeitura rebateu e alegou que não há registro da doença atualmente na cidade. O Executivo municipal ainda destacou que vai reforçar as ações educativas no Parque Ecológico.

"O município possui uma vigilância epidemiológica continuada e sistemática para a prevenção e a redução de riscos de ocorrência da febre maculosa e anualmente também é realizado o controle vetorial em equídeos (banhos carrapaticidas em cavalos). Assim como equídeos, canídeos e outros mamíferos, as capivaras — presentes na região da Lagoa da Pampulha — podem carregar carrapatos do tipo estrela, que são os hospedeiros primários da bactéria causadora da febre maculosa", informou a prefeitura.

A produção do evento foi procurada pela reportagem e ainda não se manifestou.

Febre maculosa provoca sequência de mortes no Brasil:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.