Minas Gerais Defesa Civil alerta para calor de quase 40º C no interior de MG; BH deve atingir 33º C

Defesa Civil alerta para calor de quase 40º C no interior de MG; BH deve atingir 33º C

Massa de ar quente que passa pelo sudeste do país faz com que temperaturas subam nos próximos dias

  • Minas Gerais | Maria Luiza Reis, Do R7

Moradores devem tomar cuidados com clima seco

Moradores devem tomar cuidados com clima seco

Divino Advincula/Divulgação/PBH

A Defesa Civil Estadual prevê calor de quase 40ºC no interior de Minas Gerais, mas em Belo Horizonte as temperaturas máximas serão mais baixas, pelo menos até a próxima sexta-feira (22). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a onda de calor se deve à uma massa de ar quente que passa pelo sudeste do país. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Nesta segunda-feira (18), a temperatura mais baixa registrada em MG foi de 11,5ºC, na cidade em Maria da Fé, a 432 km de BH, já a máxima prevista é de 38ºC, em Campina Verde, no Triângulo Mineiro. A previsão é de céu parcialmente nublado a claro nas regiões do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, o céu será claro a parcialmente nublado com névoa seca à tarde.

Segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, a presença de uma massa de ar quente e seca nesta época do ano não é atípica. No entanto, ela causa um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias à região e faz com que as temperaturas sejam mais altas. Ainda segundo o especialista, o fenômeno deve durar pelo menos até o início da próxima semana, podendo perdurar até o fim de setembro. 

Para Belo Horizonte, não há previsão de chuva. A Defesa Civil emitiu um alerta de baixa umidade para a capital mineira, isso porque a massa de ar seco deixará os índices de umidade relativa do ar inferiores a 30%. A orientação é que os moradores se mantenham hidratados, evitem atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h. 

Confira as máximas e mínimas em Belo Horizonte: 

• Segunda-feira: 16,6ºC / 32ºC

• Terça-feira: 17ºC / 33ºC

• Quarta-feira: 17ªC / 33ºC

• Quinta-feira: 18ºC / 30ºC

• Sexta-feira 18ºC / 30º C

Alerta

De acordo com a Defesa Estadual, pelo menos 134 cidades de Minas Gerais estão em situação  de anormalidade relacionada a seca e estiagem, são elas: 

Últimas