Logo R7.com
RecordPlus

Denúncias de maus-tratos a animais têm aumento de 20% em Minas

Delegacia alerta para crescimento de abandono de pets na Serra da Moeda, na Grande BH; campanha tenta encontrar novos lares para os animais

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7, com Record TV Minas

  • Google News
Delegacia direciona cães para adoção na Grande BH
Delegacia direciona cães para adoção na Grande BH

Dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais) apontam que o número de denúncias envolvendo maus-tratos de animais no Estado aumentou 20% em 2019, em comparação a 2018.

Para Carolina Bechelany, delegada da Divisão Especializada em Investigação de Crime Contra a Fauna, o crescimento se deve, principalmente, à movimentação das pessoas que presenciam os atos de crueldade e confiam que o poder público é capaz de solucionar o problema.


— Esse aumento tem ocorrido exatamente pela população acreditar mais na ação do Estado em relação a este tipo de crime. As redes sociais hoje ajudam muito.

Atualmente, a lei prevê pena de três meses a um ano de prisão e multa para quem maltratar animais. Contudo, a delegada destaca que um projeto em análise do Congresso pode tornar a penalização mais rigorosa.


— Está aprovado na Câmara dos Deputados uma alteração legislativa que muda a pena de detenção de três meses a um ano para de reclusão de dois a cinco anos. Estamos aguardando eventual aprovação do Senado e, se houver a aprovação, será uma mudança radical nos crimes de maus-tratos.

Thales Bittencourt, superintendente de polícia técnico-científica, chama atenção para o abandono de pets na Serra da Moeda, na região metropolitana de Belo Horizonte. Bittencourt conta que o problema é tão recorrente que um grupo se uniu para tentar amenizar a situação.


— Nós temos uma comunidade organizada, de pessoas físicas, que resgatam e procuram uma adoção responsável para estes animais.

Além da população que se mobiliza pela causa, a Delegacia de Crimes contra a Fauna também faz ações para tentar encontrar novos lares para os animais vítimas de maus-tratos. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 3207-2050.

Veja mais:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.