Diretor de jornalismo da Record TV Minas, Marco Nascimento lança livro com estudo sobre a imagem
Obra é resultado da dissertação de mestrado do jornalista; lançamento acontece em livraria de BH, neste sábado (4)
Minas Gerais|Do R7

O jornalista Marco Nascimento, diretor de jornalismo da Record TV Minas, lança neste sábado (4) o seu primeiro livro. A obra, batizada de "A notícia na era da devoração da imagem", traz um estudo aprofundado sobre a imagem e os meios de comunicação na era digital, com o advento da internet e das redes sociais.
O lançamento da obra vai acontecer na livraria Dom Quixote, na Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte, das 10h às 13h.
O livro é resultado da dissertação de mestrado do jornalista, no programa de Semiótica e Comunicação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). A obra, organizada em três capítulos, apresenta a imagem como um veículo da notícia capaz de impactar os ambientes sociais.
Para o jornalista Marco Nascimento, a televisão vive hoje um momento híbrido, devido à convergência digital, com conteúdos ao vivo e on demand. O livro analisa todas essas questões, além de refletir sobre os novos códigos da cultura da imagem e as mudanças sofridas com a chegada das redes sociais.
"Ou seja, quase 70 anos depois, a TV precisa ser entendida como a linguagem da qual ela se originou, mas também como um novo produto, ainda em transformação, resultante da revolução digital”, avalia.
O autor também traça um paralelo com a teoria de Aby Warburg, um pensador alemão do início do século 20, como observa o professor doutor Norval Baitello Jr, responsável pelo prefácio do livro e orientador de Nascimento na dissertação de mestrado.
“O autor reuniu um surpreendente acervo de raridades distribuídas pela lei das afinidades (assim como Warburg fazia com os livros de sua biblioteca, a “lei do melhor vizinho”). Ouça-as conversarem entre si e deixe que elas conversem também com seus olhos e ouvidos. Detenha-se no que ocorre entre uma imagem e outra. O autor consegue, como poucos, um distanciamento crítico que permite a ele enxergar relações e construir cenários de grande lucidez, provocando em todos nós, seus leitores, o exercício prático do “espaço de pensamento”, o “Denkraum” warburguiano”, comenta Norval Baitello Jr.
Norval Baitello Jr afirma, ainda, que a obra "trará ao seu leitor inúmeras alegrias, desvelando sentidos e significados que antes apenas haviam sido vagamente "sentidos" ou "intuídos", mas poucas vezes mostrados ou formulados com tanta evidência, com tanta lucidez, com tanta clareza, em palavras e imagens".
“Quando eu liguei para o Norval para contar que finalmente iria publicar meu trabalho ele me disse que fazia questão de fazer o prefácio, o que me deixou muito lisonjeado”, comenta Marco Nascimento.
Marco Antonio Nascimento é jornalista, com mestrado em Semiótica e Comunicação pela PUC São Paulo. Ele é diretor de jornalismo da Record TV Minas, foi diretor da Record TV Rio, TV Globo Minas, TV Gazeta de Alagoas, TV Gazeta de São Paulo e TV Cultura de São Paulo. Nascimento foi professor da Faculdade de Jornalismo da PUC São Paulo, da Faculdade Cásper Líbero e do curso de pós-graduação da FMU-SP (Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo).














