Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Eleitores de BH decidem sobre mudança de bandeira nas eleições 2024

Medida será avaliada pela população por meio de um referendo, após as votações para os cargos do Legislativo e Executivo; confira como vai funcionar

Minas Gerais|Conteúdo Patrocinado


Nova proposta contempla o céu, o sol e a Serra do Curral Divulgação / CMBH

Os eleitores de Belo Horizonte terão mais uma missão nas eleições de 2024. Além de escolher os vereadores, o prefeito e o vice-prefeito da cidade, os cidadãos também votarão em um referendo sobre a mudança da bandeira do município. A votação vai acontecer no dia 06 de outubro, no primeiro turno das eleições.

“Atualmente, a cidade tem utilizado o brasão do município em um fundo branco como seu símbolo. Já a nova proposta, contempla o céu, o sol e a Serra do Curral”, informa a Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Essa escolha será a última feita pelo cidadão. De acordo com o Legislativo municipal, “primeiro o eleitor votará para vereador. Em seguida, para prefeito. Por último, a urna exibirá a votação do referendo”, explicou.

Escolha será feita pela população nas urnas Divulgação / CMBH

O instrumento está previsto na Constituição Federal para que a população dê a sua opinião sobre uma lei já aprovada, dando o seu voto para que ela entre ou não em vigor.


A Lei que determina uma nova bandeira para Belo Horizonte foi aprovada no dia 31 de julho, mas a mudança será adotada somente com a escolha da população. “Assim, por meio da consulta popular, cada cidadão que comparecer às urnas no dia 6 de outubro, poderá optar pela sua validade, ou não”, destaca a Câmara Municipal.

Versões das bandeiras estarão disponíveis em cartazes no dia da votação Divulgação / CMBH

“Caso o eleitor seja a favor da mudança, ele deverá digitar 1. Se preferir manter a bandeira atual, deverá digitar 2. Se quiser votar em branco, bastará usar a tecla BRANCO. Para anular o voto, deverá digitar qualquer outro número. Para finalizar a votação, basta teclar CONFIRMA e aguardar o sinal sonoro da urna”, explica.

As imagens da versão atual e da nova bandeira não aparecerão na tela da urna eletrônica. Por isso, a instituição recomenda que os eleitores consultem sobre o assunto antes. Mas, para quem esquecer, as duas versões estarão disponíveis em cartazes no dia da votação, nas seções eleitorais. Para saber mais, acesse o site da Câmara Municipal.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.