Em uma década, todas as cidades da Grande BH reduzem índice de desigualdade
Estudo do Ipea mostra que vulnerabilidade social caiu 27,5% na região metropolitana de BH
Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7
A região metropolitana de Belo Horizonte conseguiu reduzir o índice de vulnerabilidade social em 27,5% entre 2000 e 2010, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisas Aplicadas) divulgado nesta segunda-feira (5). O material analisa a evolução de índices de pobreza e acesso a serviços públicos em 16 regiões metropolitanas do Brasil.
O resultado compreende índices de infraestrutura urbana, capital humano e renda e trabalho. Alguns fatores analisados foram saneamento básico, mobilidade urbana, desemprego e escolaridade.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
O índice de vulnerabilidade da Grande BH, que era considerado alto no ano 2000 (0,418), passou para médio em 2010 (0,303). Porto Alegre (RS) é a capital com risco mais baixo (0,270).
Segundo o estudo do Ipea, "a dimensão que mais contribuiu para a redução da vulnerabilidade, em termos absolutos, foi o IVS Renda e Trabalho, que registrou uma redução de 0,181".Com isso, os municípios da Grande BH com alta vulnerabilidade, que era de 64%, passou para 19%.
Para a diretora executiva do Ipea, Maria Helena Guimarães de Castro, "para a formulação e implantação de políticas públicas nas áreas metropolitanas, é fundamental localizar espacialmente as áreas que concentram os segmentos populacionais mais vulneráveis, que deveriam ser, em princípio, alvos prioritários das políticas públicas e intervenções do Estado".