Empresas ameaçam parar ônibus em BH por falta de dinheiro
Companhias afirmam que enfrentam desequilíbrio financeiro nos contratos e que estão sem recursos para compra de combustível
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) emitiu um comunicado, no fim da tarde desta quarta-feira (12), informando que duas das companhias que operam o transporte na cidade podem deixar de rodar por falta de dinheiro para comprar combustível.
A nota explica que a Viação Transoeste, dona de 88 veículos, anunciou que irá suspender as atividades por tempo indeterminado, a partir desta quinta-feira (13). Uma outra companhia, que pertence ao Consórcio Pedro II, teria óleo diesel suficiente para rodar apenas até o próximo domingo (16). A empresa disse que "em uma alternativa, suspendem suas atividades a partir da próxima semana". (Veja abaixo a lista de linhas afetadas).
"O SetraBH lamenta a crise e destaca que os maiores prejudicados serão os usuários que deixarão de ser atendidos pelas duas empresas. A entidade e os Consórcios Dez e Dom Pedro II estão em contato com o poder concedente para viabilizar uma solução emergencial para a crise", disse o sindicato em nota.
"Cabe destacar que além dos insumos como o óleo diesel, que vem sofrendo aumentos constantes, todo o sistema está com extrema dificuldade de manter os salários de seus funcionários em dia tamanho é o desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos e os efeitos deletérios da "Pandemia" no transporte público urbano em todo o país, com a redução gigantesca do número de passageiros", completou o sindicato em nota.
Procurada, a BHTrans informou que todos os veículos rodaram normalmente na cidade, nesta terça-feira (12). Sobre os pedidos das companhias, o órgão responsável por administrar o transporte público do município informou que "a prefeitura foi informada e está buscando uma solução para o problema de maneira que a população não saia prejudicada".
O prefeito Alexandre Kalil (PSD) marcou uma reunião com representantes do Setra-BH para discutir o problema, na tarde desta quinta-feira (13).
Veja as linhas que podem ser afetadas nesta quinta-feira:
A possível parada da Transoeste nesta quinta-feira pode afetar linhas que circulam pelas regiões Central, Centro-Sul, área hospitalar e nas regiões do BH Shopping e Anel Rodoviário. São elas:
32 – 35 -303 -304 – 305 – 308 – 309 – 310 -311- 313 - 314 – 315 -318 – 319 -325 -329 – 330 – 332 -335 -336 -337 -340 – 3029 – 3055 – 3250 – 3350
Negociação
Nos últimos meses, as empresas de ônibus negociam com a prefeitura novas formas de financiamento do transporte coletivo na cidade. As companhias cobram autorização para aumento da passagem, que não é concedido pelo município desde 2018. As empresas alegam colapso financeiro diante aumento dos custos da operação e falta de ajuste.
No último dia 21 de dezembro, o prefeito Alexandre Kalil propôs que o valor da passagem seja reduzido de R$ 4,50 para R$ 4,30, com a prefeitura se comprometendo a custear as viagens dos passageiros que têm gratuidade, o que representa aproximadamente 10% do público. Para que os novos valores entrem em vigor, o projeto ainda depende de aprovação da Câmara Municipal.
Veja detalhes sobre a negociação para redução no valor da tarifa: