Enfermeira atravessa rio usando bote para vacinar idoso em Minas
Homem de 71 anos mora em comunidade ribeirinha em Santana do Manhuaçu, a 306 km de Belo Horizonte
Minas Gerais|Gisele Ramos, da Record TV Minas
Uma enfermeira de Santana do Manhuaçu, a 306 km de Belo Horizonte, precisou utilizar um bote para atravessar um rio da cidade e conseguir aplicar a vacina contra a covid-19 em um idoso.
Viviane de Souza Franco conta que o homem tem 71 anos e mora em uma comunidade ribeirinha às margens do Rio Manhuaçu.
— O filho do idoso me levou de bote e a vacinação foi feita dentro da casa dele.
Veja: Idoso é levado para drive-thru da vacina em MG em carrinho de mão
Esta não foi a única situação adversa que Viviane enfrentou para cumprir sua missão. Ela também precisou encarar uma estrada rural cheia de lama para vacinar idosos de 80 a 89 anos. Mas a enfermeira afirma que o resultado é gratificante.
— A partir do momento que você assume a responsabilidade de estar cuidando de uma população, não é certo esperar que essas pessoas venham até mim. Não é por aí. Quando temos amor por aquilo que a gente faz, nós vencemos esses obstáculos e temos esperança por dias melhores.
A cidade de Santana do Manhuaçu, onde Viviane trabalha, perdeu mais de 100 doses de vacinas contra a covid-19 no mês de março após o relógio de energia da unidade de Saúde em que estavam os imunizantes ser quebrado e desligado. A aplicação das vacinas foi retomada poucos dias depois.
Até esta terça-feira (6), a cidade já confirmou 543 casos e 5 mortes causadas pela covid-19. No total, 729 doses de vacinas contra a doença já foram aplicadas, sendo 638 válidas como 1º dose e 91 como 2º dose. Segundo a prefeitura, todos os moradores com idade superior a 80 anos já foram imunizados.
Veja o avanço da vacinação pelo Brasil: