Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Escola propõe alimentação saudável para criar hábito na infância 

Programa do Coleguium desenvolve trabalho de educação nutricional alinhado com as famílias; instituição também oferece cantinas saudáveis

Minas Gerais|Conteúdo Patrocinado

Nutricionistas também orientam alunos dentro das salas de aulas
Nutricionistas também orientam alunos dentro das salas de aulas Nutricionistas também orientam alunos dentro das salas de aulas

Ter uma rotina de alimentação saudável não deve ser uma preocupação apenas na vida adulta. Crianças podem ser estimuladas desde os primeiros anos de vida a experimentarem uma comida funcional. Nestes casos, as escolas se tornam uma importante aliada das famíla para facilitar o processo.

O Coleguium, por exemplo, utiliza há 10 anos um programa voltado para a edução nutricional dos alunos. Dos dois aos nove anos, os estudantes se alimentam juntos, seguindo um cardápio desenvolvido e preparado pela escola, com opções pensadas por uma nutricionista.

De acordo com a diretora-geral da rede de ensino, Daniele Passagli, o objetivo é que as crianças sejam convidadas a experimentar os alimentos e, com o tempo, criem o hábito de consumi-los.

— Muitos de nossos alunos não comiam nenhuma fruta porque nunca tinham experimentado. Utilizamos atividades lúdicas para estimular eles. Chamamos o suco verde, por exemplo, de “suco do Hulk”. Com o passar do tempo, eles chegam em casa pedindo frutas, legumes, que antes não gostavam.

Publicidade

Daniele destaca ainda que o trabalho deve ser alinhado entre a escola e a família. Para isso, os pais recebem o cardápio que é oferecido para os filhos, dicas nutricionais e receitas para fazerem junto com os pequenos.

— Não adianta a escola pensar em uma alimentação saudável se a família não está alinhada neste propósito. Inserimos os pais no processo, para que vire realmente um hábito e que as crianças consigam optar sozinhas por este tipo de comida.

Publicidade

Outra preocupação da rede de ensino é com alunos com intolerâncias e alergias. No momento da matrícula, os pais alertam sobre a doença e, a partir de então, todo o lanche é feito com as restrições necessárias.

Leia também

Cantinas saudáveis

Publicidade

Para os estudantes maiores, o Coleguium desenvolveu uma cantina com opções saudáveis. Através de um aplicativo, os pais têm acesso às compras dos filhos, ao controle financeiro e conseguem, até mesmo, determinar quais produtos eles não podem comprar.

Os alunos que não optarem pelo programa, devem seguir a orientação dos alimentos “proibidos” pela escola para os lanches, como frituras, doces e refrigerantes.

Serviço

Coleguium

Possui 17 unidades em Minas Gerais

Saiba mais: (31) 3490 - 5000 ou www.coleguium.com.br

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.