Espaço foi idealizado pela Polícia Civil e pela CDL/BH
Polícia Civil de Minas Gerais/DivulgaçãoUm espaço de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica foi inaugurado, nesta quarta-feira (30), em Belo Horizonte. A Casa da Mulher Mineira está localizada no Barro Preto, na região centro-sul da capital, próxima à Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher.
No local, será feito atendimento às ocorrências de demanda espontânea das vítimas de violência doméstica, familiar e sexual.
A proposta é que o atendimento garanta um acolhimento humanizado e rápido. O espaço foi idealizado pela Polícia Civil de Minas Gerais em parceria com a CDL/BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte).
Casa da Mulher Mineira
O espaço, localizado na avenida Augusto de Lima, foi reformado, equipado e decorado com recursos de emendas parlamentares, orçamento próprio e parcerias com instituições públicas e privadas.
A nova unidade possui 12 salas. No espaço, as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar poderão solicitar medidas protetivas de urgência e acompanhamento até a residência para retirada de seus pertences em segurança (roupas, documentos e medicamentos), receber a guia de exame de corpo de delito, realizar a representação criminal para a devida responsabilização do agressor, receber encaminhamento para casas abrigo, serviços de atendimento psicossocial e orientação jurídica na Defensoria Pública.
As mulheres serão atendidas por uma equipe de policiais e servidores de diversas áreas de formação, como psicólogos e assistentes sociais, treinados para orientar, encaminhar e acolher todas as demandas da mulher em situação de violência.
Violência contra a Mulher em Minas
Até fevereiro de 2021, 21.812 mulheres foram vítimas de violência doméstica em Minas Gerais. Em 2021, esse número chegou a 144.618 ao longo do ano. Até fevereiro deste ano, 10 mulheres foram vítimas de feminicídio no estado e 38 foram vítimas de feminicídio tentado. Durante 2021, 154 mulheres foram mortas vítimas de feminicídio e 181 foram vítimas de tentativa de feminicídio.