Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Estações do metrô de BH amanhecem fechadas no primeiro dia de nova greve

Sindimetro afirma que paralisação só será encerrada caso o leilão do sistema seja suspenso; CBTU tenta parar greve na Justiça

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Nas estações, cartazes avisam sobre a paralisação
Nas estações, cartazes avisam sobre a paralisação

As estações do metrô de Belo Horizonte amanheceram fechadas, nesta quarta-feira (14). Os trabalhadores iniciaram nova greve contra a privatização do serviço na capital mineira. Cartazes foram deixados nas estações para alertar sobre a paralisação.

A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), responsável por administrar o sistema, informou que acionou o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para garantir o funcionamento do metrô. Ainda não há decisão judicial sobre o assunto.

O Sindimetro- MG (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais) informou que o movimento grevista vai ser mantido até que o governo desista de leiloar a operação do metrô da capital mineira. A categoria avalia que a desestatização vai causar demissões e pode tornar o valor do bilhete mais caro.

Leia também

A decisão pela greve total e por tempo indeterminado foi tomada durante assembleia da categoria, nesta segunda-feira (12). A reportagem procurou o Ministério do Desenvolvimento Regional, que comanda a privatização, e o Governo de MG para comentar o caso e aguarda retorno.


Linhas extras

A BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) informou que tem um plano de reforço das linhas de ônibus que atendem as estações Vilarinho e São Gabriel, que têm conexões do metrô com os coletivos.


"A BHTrans realiza o acompanhamento da operação, inclusive pelo COP-BH, e viagens extras são disponibilizadas de acordo com a demanda", explicou o órgão responsável por administrar o sistema de trânsito da cidade.

O Sintram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano) informou que a linha emergencial — E019 — Estação Eldorado/Belo Horizonte (direta e sem paradas) vai funcionar das 5h30 às 23h, até o fim da greve. O valor da tarifa é R$ 4,50.


"Passageiros que utilizam a integração pagarão conforme o valor da linha integrada. O embarque será realizado na plataforma A3 da Estação Eldorado", declarou o sindicato.

Itinerário da linha E019: Saída da Estação Eldorado, av. Pres. Juscelino Kubitschek, av. do Contorno, av. dos Andradas, rua dos Caetés, rua da Bahia, rua dos Tupinambás, av. dos Andradas, av. do Contorno, av. Pres. Juscelino Kubitschek, retorno à Estação Eldorado.

Metrô de BH

O metrô de Belo Horizonte conta atualmente com uma linha que liga a regional Venda Nova ao bairro Eldorado, em Contagem, na região metropolitana. Apenas a última estação é fora da capital mineira. Ao todo, o sistema tem 19 estações, em um circuito de 28 quilômetros.

O projeto dos governos federal e estadual prevê que a privatização do serviço vai ser seguida por uma modernização das estações já existentes, além da criação da linha 2, que deve ligar o bairro Calafate, na região oeste, à regional Barreiro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.