Estátuas reformadas de escritores voltam à rua da Bahia no Centro de BH
Era local o preferido dos modernistas Carlos Drummond e Pedro Nava, que costumavam se encontrar em um café na região
Minas Gerais|Natália Jael, da Record TV Minas

As estátuas dos modernistas Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava confirmaram aos seus lugares tradicionais na rua da Bahia, na região central de Belo Horizonte, neste sábado (11). Elas haviam sido retiradas do local para serem reformadas.
O lugar onde as estátuas estão era o favorito dos escritores mineiros. Eles costumavam se encontrar em um café na rua da Bahia e os diversos encontros resultariam em um livro chamado "Descendo a Rua da Bahia" cheio de memórias da amizade dos dois.
As estátuas de cobre, que foram colocadas no local em 2003, foram retiradas para reforma. Drummond estava sem uma das mãos e com o óculos danificado, enquanto Nava tinha pichações e estava com danos causados pelo tempo. Além da reconstrução, foram instaladas câmeras de segurança para evitar depredações.
O escultor das peças, Léo Santana, acompanhou todo o trabalho de restauração e ressaltou o quão agradável foi reviver o processo. "É muito gostoso isso reviver, saber o processo do meu tempo de arte. Foi bem interessante, mas foi um desafio", conta.
O sobrinho de Pedro Nava conta que a restauração e a manutenção das estátuas é uma forma de lembrar o legado do tio e ensinar sobre a história da literatura estadual. "Quando você tem o contato com uma estátua, você tem a chance de ter o alcance daquele autor, então esse valor na cultura se transforma num símbolo para a cidade", relata.
Não foram só essas estátuas que foram reformadas. A de Murilo Rubião, em frente à Biblioteca Municipal, e de Henriqueta Lisboa, na região da Savassi, também foram restauradas. Uma professora que mora no prédio em frente à estátua de Henriqueta ficou emocionada com a reforma. "Estou muito grata por causa disso, porque eu também me sinto homenageada. Por ela ter morado nesse prédio, ter vivido aqui e por ser tudo o que é", afirma.















