Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudante é agredido em escola e está internado em estado grave

Confusão aconteceu na manhã desta quarta-feira (14); jovem sofreu traumatismo craniano e está em coma após levar um chute e cair da escada 

Minas Gerais|Matheus Renato Oliveira*, do R7, com Kiuane Rodrigues, da RecordTV Minas

Jovem foi socorrido pelo Samu
Jovem foi socorrido pelo Samu Jovem foi socorrido pelo Samu

Um estudante de 17 anos está internado em estado grave depois de se envolver em um briga na escola onde estuda, no Centro de Belo Horizonte. A confusão foi durante a manhã desta quarta-feira (14).

Veja também: Acidente grave deixa dois mortos e 16 feridos na BR-040

O jovem teve traumatismo craniano, está em coma e entubado no Hospital João XXIII. Um colega dele, suspeito de ser o agressor, está na delegacia prestando depoimento.

Segundo uma testemunha, o rapaz ficou ferido depois de ser agredido por outros alunos do colégio. A briga teria começado durante uma partida de futebol e se estendeu para o corredor da escola e só terminou quando o suspeito, de 18 anos, deu um chute na vítima, que caiu da escada.

Publicidade

Em nota, a Superintendência Regional de Ensino Metropolitano, informou que está acompanhando o caso. Confira a nota na íntegra:

"A Superintendência Regional de Ensino Metropolitana, que coordena o Instituto de Educação de Minas Gerais, está acompanhando o incidente que aconteceu na manhã de hoje envolvendo estudantes da escola. Segundo a direção da unidade, durante o recreio, um grupo de estudantes se desentendeu enquanto jogava futebol na quadra da instituição e parte do grupo agrediu um dos colegas. Após este incidente, o estudante agredido foi novamente vítima de agressão, desta vez na região da cabeça, por outro colega, maior de idade. Os professores socorreram o estudante ferido, que encontrava-se desacordado e, diante do quadro, encaminharam-no rapidamente ao Hospital João XXIII, que fica nas proximidades da unidade escolar. Segundo a direção, o estudante está no CTI com quadro preocupante. O Corpo de Bombeiro, o SAMU e a Polícia Militar foram prontamente acionados. O estudante agressor encontra-se detido pela Polícia. A direção da unidade está acompanhando de perto o desenrolar do fato, comunicando às famílias e dando todo o apoio necessário.

Publicidade

A Secretaria de Estado de Educação tem se empenhado em prevenir e enfrentar as situações de violência que ocorrem nas escolas. Em 2017, implementou o Plano de Convivência Democrática nas Escolas, que tem como objetivo articular projetos e estratégias educativas para promover e defender direitos, compreender e combater a violência no espaço escolar, a participação política da comunidade escolar e fortalecer a política de Educação Integral nos territórios onde as escolas estão inseridas. Atualmente há 2.356 escolas com Planos de Convivência Democrática implantados e seus planos de ação concluídos.

No primeiro semestre deste ano, foi desenvolvido um novo sistema em rede de registro de situações de violência, que está em processo de implantação nas escolas, que vai permitir o planejamento e a execução de políticas públicas mais pontuais para a prevenção e redução das violências no ambiente escolar.

Publicidade

A Secretaria de Estado de Educação possui, ainda, uma parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, que desenvolve o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O Proerd consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, escolas e famílias, visando prevenir o uso drogas e a prática de atos de violência entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio das instituições educacionais, bem como nas comunidades, por meio de atividades educacionais em sala de aula, conduzidas pelo policial militar devidamente capacitado. Diversas escolas estaduais recebem atividades do Proerd e os resultados na comunidade em que atuam são significativos."

* Estagiário do R7, sob supervisão de Ingrid Alfaya

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.