‘Eu fiquei sem rumo’, diz mãe de criança encontrada trancada em banheiro de escola na Grande BH
Caso aconteceu na sexta-feira (26) em Ribeirão das Neves; menina ficou esquecida na unidade de ensino por cerca de duas horas
Minas Gerais|Lucas Eugênio, do R7, com Gabriel Rodrigues, da RECORD MINAS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Em frente a escola onde a filha estudou por cinco meses, a mulher lembra os momentos de desespero vividos na sexta-feira (26). A criança, de 2 anos, foi esquecida pelos funcionários na unidade de ensino em Ribeirão das Neves, na região Metropolitana de Belo Horizonte, após o fim da aula. Segundo a mãe, a menina foi encontrada trancada em um banheiro, apavorada e com as roupas sujas. Os pais buscam respostas da Secretaria Municipal de Ensino para entender o que aconteceu.
O desaparecimento foi percebido pela responsável pelo transporte escolar. Durante a rota, a motorista percebeu a falta da criança e mandou uma mensagem para a mãe perguntando se já haviam buscado a menina.
Como nenhum familiar buscou a menina, a mãe ligou para a escola. Na ligação, a secretária informou que a criança havia sido entregue ao transporte escolar. Diante da divergência de versões, o pai foi à unidade de ensino em busca de notícias. Ao chegar na Escola Municipal Professora Thaís Aparecida de Souza Freitas, no bairro Santa Martinha, a família encontrou os portões fechados.
“Eu fiquei sem rumo, me senti culpada. Eu me sinto culpada até agora. Meu marido veio pra escola. Eu liguei para a secretária e pedi a ela que alguém abrisse a escola para o meu marido olhar. Quando a diretora chegou, ela pegou o telefone do meu marido, me ligou, me garantiu que tinha entregado a minha filha no escolar. Eu falei que não tava porque já tinha entrado em contato com eles também”, descreveu a mulher.
De acordo com o pai, a equipe da unidade de ensino chegou ao local e abriu o portão. Durante as buscas, a criança foi encontrada trancada em um banheiro que fica no segundo andar do prédio.
“Quando a diretora subiu, ficou eu e o rapaz embaixo falando o que aconteceu, porque a minha filha não estava na van. Um outro rapaz subiu e desceu correndo, gritando: ‘achei sua filha, sua filha está dentro do banheiro, na parte de cima, dentro do banheiro, trancada’. A professora já saiu com ela no braço. Ela estava só com a fraldinha, toda molhada”, detalhou.
A unidade de ensino fecha às 17h15, horário em que a criança deveria ter sido entregue na van, mas ela só saiu do local às 19h30. Por mais de duas horas, ela teria permanecido trancada em um dos banheiros da unidade.
A escola não explicou à família por quê a criança ficou presa no local. Na sexta-feira, a diretora da unidade enviou um pedido de desculpas à mãe da menina. Os pais registraram um boletim de ocorrência por abandono de incapaz. A família pretende acionar a Justiça.
“Após o registro do boletim de ocorrência, vai ser feita a apuração dos responsáveis. Nós também entraremos em contato com a secretaria de educação do município para que eles possam abrir um processo e verificar as responsabilidades, tanto da diretora do estabelecimento de ensino, quanto dos demais responsáveis que estavam aqui no local e não identificaram a presença da criança na escola antes do fechamento dos portões”, detalhou a advogada da família, Mary Messias.
A Prefeitura de Ribeirão das Neves, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informou que o caso foi encaminhado à Corregedoria do Município, que a partir dos fatos irá adotar as medidas cabíveis. A pasta declarou também que, na tarde desta segunda-feira (29), foi realizada uma reunião com os pais, com informações que também foram incorporadas ao processo encaminhado à Corregedoria.
A secretaria ressaltou ainda que realiza, de forma contínua, treinamentos com suas equipes, reforçando orientações e boas práticas no ambiente escolar.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp


















