Evento debate jornalismo contemporâneo e celebra 200 anos do primeiro periódico de MG
Com a curadoria de professores da UFMG, seminário acontecerá na sede da Academia Mineira, no centro de BH, e reunirá jornalistas e pesquisadores
Minas Gerais|Maria Luiza Reis e Giovanna Minarrini*, Do R7

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, em parceria com a Academia Mineira de Letras, promove o seminário “Compilador Mineiro, 200 anos” na próxima segunda (30) e terça-feira (31), na sede da Academia Mineira, no centro de BH. O encontro celebrará o bicentenário do primeiro periódico de Minas Gerais.
O “Compilador Mineiro”, fundado pelo artista visual José Joaquim Viegas de Menezes em 1823, foi o primeiro periódico redigido e impresso na província de Minas Gerais. Viegas de Menezes também foi responsável por instituir uma das primeiras tipografias brasileiras, em 1820, na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto).
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Com a curadoria dos professores Bruno Martins, Elton Antunes, Nísio Teixeira e Phellipy Jácome, o encontro reunirá jornalistas e pesquisadores para debater em torno de temas como a História e historiografia da imprensa e da leitura em Minas Gerais, arquivos, acervos e digitalização de periódicos impressos, e mídia, indústria cultural e sociedade.
O seminário tem como proposta promover reflexões sobre o jornalismo contemporâneo à luz do bicentenário do ‘Compilador Mineiro’, como explica o Professor Phellipy Jácome: “O que a gente propõe é discutir, a partir dessa primeira impressão de periódicos aqui em Minas Gerais, o jornalismo contemporâneo à luz da história e da memória”.
As quatro mesas de debates vão trazer perspectivas de diferentes áreas, com a presença de professores dos departamentos de História, Belas Artes e Letras. “O seminário terá mesas importantes para discutirmos noções de arquivo, transformações no jornalismo, relações de gênero no jornalismo mineiro, relações raciais. Entender o passado não como um depósito inerte, mas tentar entender como somos afetados pelo passado, como ele resulta naquilo que a gente produz hoje”, disse Jácome.
O encontro é gratuito e conta com acessibilidade para Libras. Os presentes receberão certificado de participação. Para se inscrever, basta acessaro link.
O evento é resultado de uma parceria entre a Academia Mineira de Letras, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM), a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (Fafich), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), Ex-Press – Grupo de Pesquisa em historicidades das formas comunicacionais, Escutas – Grupo de Pesquisa e Estudos em Sonoridades, Comunicação, Textualidades e Sociabilidade, e Temporona – Coletivo de ações em temporalidades e narrativas.
Confira a programação:
Segunda-feira (30)
14h-15h - Conferência de abertura
Contribuição para a história da imprensa em Minas: o caso de Diamantina
Jacyntho José Lins Brandão / AML
Mediador: Paulo Bernardo Ferreira Vaz
15h-16h30 - Mesa 01 - Arquivar, criticar, descolonizar: práticas e pesquisas
Ana Utsch (EBA-UFMG)
Constância Lima Duarte (Fale-UFMG)
Mônica Yumi Jinzenji (Fae-UFMG)
Emerson Eller (Univale)
Mediação: Bruno Martins
16h30-17h - Intervalo
17h-18h30 - Mesa 02 - Fabulações críticas em arquivos e acervos
Maria Francelina Ibrahim Drummond (Editora Liberdade)
Frederico Tavares (Ufop)
Bárbara Figueiredo Souto (Unimontes)
Mediação: Phellipy Jácome
Terça-feira (31)
14h-15h30 - Mesa 03 - Ritmos do cotidiano
Marcelino Rodrigues da Silva (Fale-UFMG)
Rogério Arruda (UFVJM)
Débora Costa (UFMG)
Mediação: Nísio Teixeira
15h30 a 17h - Mesa 04 - De jornais e de jornalismos
Jairo Faria Mendes (UFSJ)
Christina Ferraz Musse (UFJF)
Luiz Gustavo Santos Cota (UFV)
Mediação: J.D. Vidal
17h a 17h30 - Intervalo
17h30-18h30 - Encerramento
Independência e imprensa periódica em Minas Gerais
Maria Marta Martins de Araújo / FJP
Mediador: Elton Antunes
18h30 - Lançamento de livro
Minas Impressas: os tardios jornais mineiros
Jairo Faria Mendes
Literíssima Editora
*Estagiária sob supervisão de Maria Luiza Reis
