Procópio Cardoso lembra partidas com Pelé
Reprodução/RecordTV MinasO ex-jogador Procópio Cardoso travou muitos duelos com o “Rei do Futebol”, em partidas entre o Cruzeiro e o Santos, na década de 1960. Os atletas foram amigos e rivais em muitas situações. Uma das histórias contadas por Cardoso é de uma lesão sofrida por ele em 1968, em uma disputa com Pelé.
“Eu acompanhei a copa de 1958, na Suécia, e como todos os brasileiros, nós vibramos com aquele menino fazendo todas aquelas coisas, sendo um campeão do mundo muito jovem”, disse o jogador.
O atleta contou que ficou sabendo da morte de Pelé na tarde desta quinta-feira (29) e acredita que Pelé sofreu enquanto esteve internado. “Olha, desde que ele entrou no hospital, nós acompanhamos bem o drama que ele viveu. Uma pessoa que vai para um hospital e fica da maneira que ele ficou, a gente espera a qualquer momento o desenlace. Mas, lamentavelmente, eu creio que ele sofreu um pouco nesses dias no hospital. Agora, ele vai descansar”, disse o ex-jogador.
Cardoso foi zagueiro de vários times brasileiros. Ele defendeu o Atlético Mineiro, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras e São Paulo. Coube a ele, em diversas partidas, “parar” o Rei do Futebol.
O ex-jogador foi peça importante nas duas primeiras conquistas importantes do futebol mineiro. Com a participação dele, o time Minas Gerais conquistou o Brasileiro de Seleções, em 1963, e a Taça Brasil, em 1966.
Enquanto técnico, Cardoso dirigiu os três times da capital mineira. No Atlético, ele foi um dos profissionais que mais treinou a equipe, atrás apenas de Telê Santana.
Cardoso lembrou também da contusão sofrida por ele, em outubro de 1968, durante uma disputa de bola com Pelé. O ex-jogador contou que ficou três anos internado em um hospital para recuperar os movimentos da perna. Mas o problema foi resolvido entre eles e ficou marcado apenas nas páginas da história.
“Por ter passado três anos e oito meses no hospital, eu imaginei como estava sendo ruim para ele, com problemas mais sérios, o tempo no hospital. Só espero que a família esteja conformada, porque é lamentável o que ele passou nos últimos dias”, disse Cardoso”.
O velório do Rei do Futebol está previsto para às 10h de segunda-feira (02), na Vila Belmiro, em Santos. O enterro está previsto para a terça-feira (03), no Memorial Necrópole Ecumênica e será reservado apenas para familiares e amigos próximos da família.
*Estagiário sob supervisão de Bruno Menezes