Explosão causa incêndio em laboratório da UFJF
Falta de refrigeração de reagentes químicos podem ter provocado acidente
Minas Gerais|Do R7 com Record Minas
Um laboratório da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), em Juiz de Fora, na zona da Mata mineira, foi atingido por um incêndio na madrugada desta segunda-feira (12). A suspeita é de que uma explosão de reagentes que estavam no local provocaram a explosão. Ninguém ficou ferido.
De acordo com instituição, a falta de refrigeração de elementos químicos guardados no Neem (Laboratório de Espectroscopia e Estrutura Molecular), do Departamento de Química do ICE (Instituto de Ciências Exatas), podem ter provocado a pequena explosão. Eles estavam armazenados em uma geladeira que pode ter parado de funcionar devido a problemas elétricos ou por falta de energia.
Leia mais notícias no Portal R7
Um vigilante da universidade acionou o Corpo de Bombeiros, por volta das 2h35, ao perceber o incêndio. Ao chegar no local, as chamas já havia se apagado e a equipe constatou a explosão que vidros de equipamentos e das janelas do prédio. Agentes da Polícia Federal também foram acionados e realizaram uma perícia técnica no local. Segundo a UFJF, no laboratório ainda há outras duas geladeiras que não foram afetadas pois armazenam apenas produtos como algas e líquens, que não apresentam risco algum.
De acordo com os Bombeiros, não há risco estrutural e nem toxicológico no prédio. A área afetada foi isolada pela equipe de vigilância da universidade, com orientação da Polícia Federal e do Corpo de Bombeiros. O laboratório já foi liberado para limpeza. Segundo a universidade, o incidente não vai prejudicar a aplicação das provas do Pism (Programa de Ingresso Seletivo Misto), que é o processo de vestibular seriado da UFJF, que acontece nesta segunda-feira.