Minas Gerais Explosão causa incêndio em laboratório da UFJF

Explosão causa incêndio em laboratório da UFJF

Falta de refrigeração de reagentes químicos podem ter provocado acidente

Vigilante perceubeu incêndio durante a madrugada

Vigilante perceubeu incêndio durante a madrugada

Divulgação / UFJF - Twin Alvarenga

Um laboratório da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), em Juiz de Fora, na zona da Mata mineira, foi atingido por um incêndio na madrugada desta segunda-feira (12). A suspeita é de que uma explosão de reagentes que estavam no local provocaram a explosão. Ninguém ficou ferido.

De acordo com instituição, a falta de refrigeração de elementos químicos guardados no Neem (Laboratório de Espectroscopia e Estrutura Molecular), do Departamento de Química do ICE (Instituto de Ciências Exatas), podem ter provocado a pequena explosão. Eles estavam armazenados em uma geladeira que pode ter parado de funcionar devido a problemas elétricos ou por falta de energia.

Leia mais notícias no Portal R7

Um vigilante da universidade acionou o Corpo de Bombeiros, por volta das 2h35, ao perceber o incêndio. Ao chegar no local, as chamas já havia se apagado e a equipe constatou a explosão que vidros de equipamentos e das janelas do prédio. Agentes da Polícia Federal também foram acionados e realizaram uma perícia técnica no local. Segundo a UFJF, no laboratório ainda há outras duas geladeiras que não foram afetadas pois armazenam apenas produtos como algas e líquens, que não apresentam risco algum.

De acordo com os Bombeiros, não há risco estrutural e nem toxicológico no prédio. A área afetada foi isolada pela equipe de vigilância da universidade, com orientação da Polícia Federal e do Corpo de Bombeiros. O laboratório já foi liberado para limpeza. Segundo a universidade, o incidente não vai prejudicar a aplicação das provas do Pism (Programa de Ingresso Seletivo Misto), que é o processo de vestibular seriado da UFJF, que acontece nesta segunda-feira.

Últimas