Logo R7.com
RecordPlus

Filarmônica apresenta concertos didáticos para alunos da rede pública nesta semana

Cerca de 1.400 crianças terão pela primeira vez contato com a música erudita

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Nas sessões, maestro apresenta instrumentos para o público
Nas sessões, maestro apresenta instrumentos para o público

A Filarmônica de Minas Gerais realiza sua série de Concertos Didáticos nesta terça (27) e quarta-feira (28), às 9h30 e 14h30, na Sala Minas Gerais. O maestro Marcos Arakaki coordena o programa, que apresenta a música clássica para cerca de 1.400 crianças - a maioria delas pisa em uma sala de concerto pela primeira vez. 

Os Concertos Didáticos da Filarmônica de Minas Gerais são dedicados a alunos da rede pública de ensino e instituições sociais. Cada concerto é precedido pela visita de monitores da Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais (Esmu/UEMG) às escolas inscritas. Os monitores são orientados pelo maestro Marcos Arakaki.


Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play


No programa dos concertos estão obras que mostram uma orquestra, suas famílias, seções e instrumentos, criando, ao lado da audição sensível, um ambiente de aprendizagem sobre o funcionamento básico de uma orquestra: de Tchaikovsky, as peças Eugene Onegin, op. 24, Ato III: Polonaise; Sinfonia nº 4 em fá menor, op. 36: 3º movimento; e O Quebra-nozes, op. 71: Dança Russa. De Prokofiev, a Sinfonia nº 1 em Ré maior, op. 25, “Clássica”.

“Não é apenas na sala de aula que se forma um bom aluno, e é pensando nisso que proporcionamos essa experiência a milhares de crianças todos os anos. Possibilitamos que conheçam um pouco da música clássica, e é incrível o quanto se divertem durante esses concertos”, garante o presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Diomar Silveira.

A Orquestra Filarmônica foi criada em 2008 com o intuito de inserir Minas no cirda música orquestral. Formada por 94 músicos brasileiros e de quatro continentes, e sob a direção artística e regência titular do maestro Fabio Mechetti, a Orquestra rapidamente alcançou reconhecimento do público e da crítica especializada. A Filarmônica se apresenta na sede própria, a Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.