Minas Gerais "Foi aterrorizante", diz vereador quase atingido por raio em MG

"Foi aterrorizante", diz vereador quase atingido por raio em MG

Parlamentar evita assistir vídeo que flagrou a cena; especialista dá dicas sobre como se proteger em caso de tempestades

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Dois dias após quase ser atingido por um raio em Minduri, a 295 km de Belo Horizonte, o vereador José Omar de Oliveira ainda tenta se recuperar do susto.

Em conversa com o R7 nesta terça-feira (12), o também produtor rural contou que até tem evitado assistir ao vídeo gravado por ele mesmo que registrou a cena.

— Foi aterrorizante. Espero que ninguém mais passe por isto.

Na filmagem, Oliveira mostrava a paisagem da zona rural do município, destacando que chovia de um lado da cidade, enquanto o céu estava aberto no outro.

De repente, o vídeo é interrompido por um estouro. É possível ver um clarão nas imagens. O vereador conta que o raio caiu próximo a ele e uma cerca de arame.

— O raio caiu no chão. Voou terra e pedaços de madeira, mas não fui atingido. Só senti agradecido a Deus por ter salvado a minha vida.

Vereador quase foi atingido por um raio

Vereador quase foi atingido por um raio

Reprodução / Record TV Minas

Um amigo do vereador estava dentro de uma casa onde os dois mantêm uma rádio local. O colega do parlamentar sentiu o choque nos equipamentos que ficam no local. Parte dos aparelhos queimaram com a descarga elétrica.

Cuidados

Silverio Visacro, pesquisador do Centro de Pesquisas em Raios UFMG / Cemig, destaca que a queda de um raio próximo a uma pessoa pode provocar desmaios. A chance de morte acontece quando a descarga do raio cai diretamente na vítima ou passa pelo corpo dela.

O especialista explica que a corrente elétrica costuma atingir a pessoa ou passar para o corpo dela quando ela é ponto de destaque em uma grande área aberta ou quando está próxima a um ponto de destaque, como árvores e postes.

Visacro, que é autor do livro "Descargas Atmosféricas", dá dicas para se manter seguro em situações de chuva.

— Se tem tempestade se aproximando e você está em um campo aberto ou em uma praia, por exemplo, saia de lá imediatamente. Se o temporal já tiver iniciado, recomenda-se ficar bem agachado até passar a fase de raios. Também deve-se evitar ficar próximo a árvores e outros pontos de destaque.

Últimas