Minas Gerais Galo com quatro patas surpreende donos de granja no interior de MG

Galo com quatro patas surpreende donos de granja no interior de MG

Ave se tornou o animal de estimação da empresa, que fica em Itaúna, e não será abatida para venda

  • Minas Gerais | Rodrigo Dias, da Record TV Minas

Frango se tornou o animal de estimação da granja

Frango se tornou o animal de estimação da granja

Reprodução / Record TV Minas

Uma granja de Itaúna, a 85 km de Belo Horizonte, desistiu de abater um dos galos criados no local ao perceber que o animal tinha quatro patas.

Além dos quatro membros, o animal também possui duas cloacas totalmente funcionais. Esse órgão é responsável pela eliminação das fezes e urina.

O frango se tornou uma atração em meio aos 20 mil animais que estão na propriedade. Normalmente, os frangos ficam na granja por 45 dias até serem abatidos. A produtora rural Ediana Lima conta que a anomalia chamou a atenção dos moradores da região e salvou a vida do animal.

— Ele virou nosso xodó. Vai morrer de morte natural mesmo, não vamos matá-lo.

O frango ainda não ganhou um nome, mas já se tornou o animal de estimação da granja. Ele está com quase 60 dias de vida e pesa 4,5 kg. Ediana afirma estar surpresa, pois muitos não acreditavam que ele se desenvolveria tanto.

— Já está na fase adulta, um ‘frangão’. Ninguém acredita que a gente tem um frango quadrúpede.

Explicação

A anomalia, conhecida como polimelia, não é comum, mas não é exclusiva das aves, podendo aparecer em outros animais. As patas adicionais surgem durante a formação do embrião e esse distúrbio pode ocorrer por infecções bacterianas e até problemas alimentares.

Animais assim podem ser consumidos normalmente. A polimelia pode causar a duplicação de órgãos internos, mas não é possível saber se isso ocorreu no frango de Itaúna. A produtora rural Ediana Lima já afirmou que não pretende consumir o animal, mas disse que poderia ceder ele para estudantes de veterinária ou biologia.

— Se tiver alguma escola, alguém interessado, está à disposição.

Últimas