Governo aciona AGU após jogador de vôlei fazer enquete na web sobre 'tiro' em Lula
Wallace Leandro de Souza, do Sada Cruzeiro, apagou a mensagem e pediu desculpas: 'Eu errei', disse ele após a repercussão
Minas Gerais|Gabrielle Assis, da Record TV Minas
O Planalto acionou a AGU (Advocacia-Geral da União), nesta terça-feira (31), depois que o jogador de vôlei Wallace Leandro de Souza, o atual oposto do Sada Cruzeiro, de Belo Horizonte, publicou uma enquente em uma rede social sobre "tiro" contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A postagem foi feita quando o atleta, que já jogou na Seleção Masculina de Vôlei, publicou uma foto em um clube de tiro com uma arma na mão. Na imagem, ele ativou a função "caixa de perguntas", liberando espaço para que os seguidores lhe enviassem mensagens.
Em uma das mensagens recebidas e repostadas por Souza, um internauta escreveu: "Daria um tiro na cara do lula com essa 12? [sic]". Ao compartilhar a pergunta, o jogador abriu uma enquete para os internautas. "Alguém faria isto", escreveu, ao dar espaço de voto.
"Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas", escreveu o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em um comunicado.
Souza apagou o post algumas horas depois, mas prints ainda circulam nas redes sociais. Nesta terça-feira (31), o oposto do Sada divulgou um vídeo em que se desculpa pela publicação, que, segundo ele, "acabou gerando uma repercussão social muito ruim".
"Quem me conhece sabe que jamais eu incitaria violência, em hipótese alguma, contra qualquer pessoa, principalmente contra nosso presidente. Foi um post infeliz. Eu errei. Estou aqui pedindo desculpas. Jamais tive a intenção de incitar o ódio. Não é da minha pessoa. Não foi isso que o esporte me ensinou", disse o atleta.
Em nota, o Sada Cruzeiro lamentou a publicação realizada por Souza e reforçou que "vivemos um momento delicado, em que precisamos ter muita cautela com as nossas manifestações".
"As redes sociais podem parecer um espaço em que tudo está liberado, sem muita avaliação das possibilidades de interpretação, e isso é uma armadilha gigantesca. Reforçaremos com todo o nosso staff, atletas e comissão técnica sobre a importância da responsabilidade no uso das mídias digitais", destacou comunicado do clube.
A reportagem procurou a Confederação Brasileira de Vôlei para falar sobre o caso e aguarda o retorno.
Veja a nota do Sada Cruzeiro na íntegra:
O Sada Cruzeiro lamenta profundamente a publicação realizada pelo nosso atleta Wallace e o seu conteúdo. Vivemos um momento delicado, em que precisamos ter muita cautela com as nossas manifestações.
As redes sociais podem parecer um espaço em que tudo está liberado, sem muita avaliação das possibilidades de interpretação, e isso é uma armadilha gigantesca. Reforçaremos com todo o nosso staff, atletas e comissão técnica sobre a importância da responsabilidade no uso das mídias digitais.
Ressaltamos, principalmente, que a violência nunca deve ser exaltada ou estimulada, e da parte do Sada Cruzeiro pedimos sinceras desculpas a todos.