Minas Gerais Governo anuncia aumento na tarifa dos ônibus intermunicipais em MG

Governo anuncia aumento na tarifa dos ônibus intermunicipais em MG

Reajuste vai ser de 17,54% para coletivos que rodam em estradas asfaltadas e de 16,84% para os que circulam em rodovias de terra

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Nova tarifa vale a partir da próxima semana

Nova tarifa vale a partir da próxima semana

Reprodução / Pixabay

A tarifa dos ônibus intermunicipais que circulam por Minas Gerais vai ficar mais cara a partir da próxima segunda-feira (16). Para os coletivos que circulam por pistas de asfalto, o reajuste será de 17,54%. Para os demais, será de 16,84%. O anúncio foi feito pelo governo estadual nesta sexta-feira (13).

De acordo com a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade), o percentual aprovado é menor do que os 20% solicitados pelas empresas de ônibus. A passagem mais barata, entre Cambuí e Córrego Bom Jesus, passa a custar R$ 4,35. A mais cara, entre Uberaba e Montes Claros, vai subir para R$ 391,95.

“A atualização das tarifas visa corrigir a defasagem dos valores ocorrida nos doze meses antecedentes aos estudos, considerando a variação dos preços de insumos tais como combustíveis, peças de reposição, manutenção, depreciação do veículo, tributos, remuneração da mão de obra, entre outros”, informou o órgão em nota.

“Importante ressaltar que os valores da tabela estabelecem o patamar máximo que poderá ser cobrado e, conforme estabelecido na Resolução nº 22/2018, as concessionárias que prestam o serviço de transporte coletivo rodoviário intermunicipal estão autorizadas a adotar tarifas promocionais em horários específicos, não sendo obrigatória a oferta da promoção em todas as poltronas de uma mesma viagem. Nos bilhetes de passagem adquiridos na promoção deve constar a inscrição 'Tarifa Promocional'”, destacou o governo em nota.

O Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros abrange ônibus que circulam entre a capital e as cidades do interior e também as rotas entre cidades mineiras. Ao todo, o sistema conta com uma frota de 3.277 veículos, que atualmente atendem a uma média mensal de 3,36 milhões de passageiros.

Últimas