Governo de MG e Ministério Público suspendem atividades de mineradora na Serra do Curral
Fiscalização constatou irregularidades no empreendimento; MPMG investiga possível supressão de vegetação não autorizada
Minas Gerais|Maria Luiza Reis*, Do R7

O Governo de Minas Gerais e o Ministério Público do estado suspenderam, nesta quinta-feira (29), as atividades minerárias da empresa Gute Sich na Serra do Curral, na região metropolitana de Belo Horizonte. A medida foi tomada após serem constatadas irregularidades no empreendimento durante fiscalização.
Em nota, o MP informou que ainda há apurações sendo feitas sobre uma suposta “supressão de vegetação sem autorização do órgão ambiental que a empresa alega ter sido realizada para execução de obra de drenagem emergencial”.
A reportagem entrou em contato com a mineradora sobre a decisão e aguarda retorno.
Servidor exonerado
A decisão acontece após o superintendente da Supram (Superintendência Regional de Meio Ambiente ser exonerado pelo Governo de Minas, apontado como auxiliar nas supostas irregularidades na operação da mineradora Gute Schit na Serra do Curral.
O agora ex-servidor teria liberado a retirada de vegetação em área não prevista em acordo da empresa com o poder público. A mineradora alegou que a região foi alterada com autorização da pasta, por meio de um aditivo ao acordo, para a realização de uma obra de drenagem emergencial. Após constatar a irregularidade, o aditivo foi cancelado na última sexta-feira (23).
Em comunicado, o Executivo informou que a decisão de exonerar o responsável pela elaboração do documento foi tomada após o funcionário agir "em desconformidade com a conduta técnica, e todos os seus atos estão sendo revisados".
*Estagiária sob supervisão de Ana Gomes















