Governo de MG investiga três casos suspeitos de reinfecção de covid-19
Secretaria de Estado de Saúde determinou que todos os diagnosticados que apresentarem sintomas após 90 dias deverão ser testados novamente
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

O Governo de Minas Gerais está investigando três possíveis reinfecções do novo coronavírus no Estado. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, durante coletiva na tarde desta terça-feira (8).
Questionado pela reportagem, Amaral explicou que os registros são de pacientes de Belo Horizonte, Contagem, na Grande BH, e Varginha, a 320 km da capital mineira.
— Estamos fazendo toda uma checagem porque o número de reinfecção no mundo é pequeno ainda. Confirmado temos apenas um, em todo o mundo. É importante que tenhamos muito cuidado.
O único caso de paciente que voltou a ter covid-19 comprovadamente até o momento ocorreu em Hong Kong. Devido ao registro e ao surgimento de outras suspeitas pelo mundo, a SES (Secretaria de Estado de Saúde de Minas) determinou, nesta segunda-feira (7), que sejam testadas todas as pessoas que já tiveram a doença e que voltarem a ter sintomas após 90 dias.
— O que fizemos foi uma nota técnica orientando a notificação de suspeitas de reinfecção, que são pessoas que tiveram a doença e voltaram a ter sintomas e novo diagnóstico após 90 dias do primeiro diagnóstico.
Síndrome respiratória
Durante a coletiva, o secretário de Saúde também ressaltou que as notificações sobre síndrome respiratória grave no Estado têm apresentado redução. Na avaliação de Amaral, isso se deve à aproximação do fim do inverno, temporada em que os casos de gripe aumentam.
Amaral também foi perguntado sobre a média de adesão ao isolamento social em Minas, que tem ficado abaixo de 40%. Sobre o número, o representante do governo ponderou que, embora as pessoas estejam saindo mais de casa, elas estão se protegendo, por exemplo, com o uso de máscaras.














