Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo de MG pede agilidade de prefeituras ao notificar covid-19

Secretário de Saúde destaca que celeridade no processo pode ajudar o Estado a divulgar dados mais precisos em relação ao avanço da pandemia

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Secretário destaca importância de apoio das prefeituras
Secretário destaca importância de apoio das prefeituras Secretário destaca importância de apoio das prefeituras

O Secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, pediu às prefeituras e líderes municipais que enviem com mais rapidez as notificações de novos casos de covid-19.

O pedido foi feito durante entrevista coletiva sobre a pandemia, realizada na tarde desta quarta-feira (22), data em que o Estado registrou o maior número de mortes confirmadas dentro do período de 24 horas.

Durante o pronunciamento, Amaral explicou que o recorde não indica que todos as vítimas morreram de ontem para hoje. Segundo o representante da SES (Secretaria de Estado de Saúde), tratam-se de mortes ocorridas em datas diversas, mas que só saíram do sistema de checagem do Governo de Minas nesta terça-feira (21).

Na visão do secretário, a situação pode mudar caso os municípios consigam avisar à SES sobre os novos registros com maior celeridade.

Publicidade

— Isso pra nós é importante para que venhamos a trazer uma informação mais atualizada, com intervalo de tempo mais curto entre o óbito que aconteceu e a confirmação pelo Estado de Minas Gerais.

A equipe da SES recebe as notificações de casos confirmados de duas maneiras. Em uma delas, os cartórios avisam o governo sempre que registram a certidão de óbito de alguma vítima da covid-19. Na outra, o alerta é feito pelas secretárias municipais de saúde, quando recebem resultados positivos de moradores, sejam eles sobreviventes ou mortos.

Publicidade

Após receber os dados, os técnicos do Estado filtram as informações para evitar o registro duplo de alguma ocorrência. Com isto, pode levar algum tempo para que uma contaminação seja lançada oficial nos boletins do Governo de Minas Gerais.

Assista à íntegra da coletiva:

Coletiva do Secretário de Saúde Carlos Eduardo Amaral - 22/07/20

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, e o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, concedem coletiva virtual e abordam as ações do Governo do Estado no enfrentamento ao coronavírus. #GovernodeMinas #RedeMinas #COVID19

Posted by Governo do Estado de Minas Gerais on Wednesday, July 22, 2020

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.