Governo de MG prevê redução dos casos de coronavírus em maio
Secretário de Estado de Saúde destaca que se a população parar de adotar as medidas preventivas, pode haver um segundo pico da doença
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, declarou, nesta terça-feira (24), que os casos do novo coronavírus em Minas Gerais devem começar a reduzir por volta do dia 11 de maio.
A previsão do representante do Governo é que a redução aconteça de 20 a 30 dias após o Estado começar a registrar o maior volume de contaminações, o que deve ocorrer na segunda semana de abril.
Em entrevista à Record TV Minas, o médico explicou que o vírus tem um período de incubação de 15 dias. Desta forma, só será possível calcular o impacto das medidas mais severas adotadas pelo Governo Estadual na última semana, como fechamento de comércios, em duas semanas.
— Só aí vamos comerçar a ter noção se a curva de crescimento da doença está seguindo um padrão que foi registrado China e Itália ou se vamos conseguir reduzir a incidência.
O secretário destacou, contudo, que a população deve continuar seguindo as ações preventivas, incluindo o isolamento social, para evitar o que ele chama de "segunda onda", que seria um segundo pico do número de casos.
— O retorno às atividades deve seguir as nossas informações porque elas serão técnicas e baseadas realmente na redução do risco para a sociedade.
Hospitais e pesquisas
Segundo Carlos Amaral, o Governo de Minas está ajustando o funcionamento dos hospitais para conseguir atender um possível aumento de casos graves. A construção de hospitais de campanha está sendo avaliada. Além disto, equipes do hospital Eduardo de Menezes trabalham com pesquisas relacionadas ao vírus.
Veja mais: