Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo de MG vai vacinar idosos acima de 90 anos na próxima fase

Segunda etapa da vacinação contra covid-19 depende ainda da chegada de uma nova remessa enviada pelo Ministério da Saúde

Minas Gerais|Samuel Resende*, do R7

Foram distribuídas 735.193 doses aos municípios
Foram distribuídas 735.193 doses aos municípios Foram distribuídas 735.193 doses aos municípios (Divulgação/Imperial College London)

O Governo de Minas irá vacinar os idosos acima de 90 anos contra a covid-19 assim que receber as novas remessas do Ministério da Saúde (MS). As próximas remessas serão destinadas também ao restante dos trabalhadores da saúde.

Com as doses recebidas até o momento, a previsão é de que o Estado imunize aproximadamente 67% dos profissionais da saúde e 100% dos demais grupos prioritários desta primeira etapa.

Os idosos estão incluídos na segunda fase, que terá à disposição, 57,3 mil doses da vacina já repassadas à capital. De acordo com a prefeitura, Belo Horizonte segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, do Ministério da Saúde, e a mudança na ordem dos grupos a serem vacinados, bem como alguma fragmentação dentro deles pode ocorrer de acordo com a quantidade de doses disponibilizadas.

A estimativa de pessoas a serem vacinadas em cada fase é feita de acordo com os dados fornecidos pelos municípios e pelo cruzamento de bancos de dados oficiais do governo, que são divulgados à medida que o estado avança nas fases da vacinação.

Publicidade

Veja: BH cadastra idosos com mais de 89 anos para vacinação contra a covid

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) segue as diretrizes do PNI para aplicação da vacina nos grupos contemplados em cada fase e a ampliação para o restante da população será feita à medida que novas remessas forem enviadas pelo MS.

Publicidade

Posteriormente, os idosos não institucionalizados deverão receber a vacinas já nas próximas fases, seguindo a seguinte ordem de prioridade:

- pessoas de 80 anos e mais;

Publicidade

- pessoas de 75 a 79 anos;

- pessoas de 70 a 74 anos;

- pessoas de 65 a 69 anos;

- pessoas de 60 a 64 anos.

Avanço da vacinação em Minas Gerais

Considerando o ritmo atual de vacinação nos 853 municípios mineiros, a campanha de imunização contra a covid-19 no Estado só terminará em 2028. De acordo com dados do próprio Governo de Minas Gerais, por meio de um painel chamado de "vacinômetro", desde o dia 21 de janeiro foram vacinadas 148.785 pessoas, o que dá uma média de 16.531 pessoas imunizadas por dia.

Segundo Janaína Passos, Subsecretária de Vigilância em Saúde, o Governo de Minas trabalha para agilizar o processo. 

— Minas Gerais elaborou uma logística de distribuição das vacinas para que a entrega aos municípios seja feita com eficiência, segurança e rapidez. Após a retirada dos imunizantes nas Unidades Regionais de Saúde (URS), os municípios ficam responsáveis pela gerência do estoque das vacinas e de outros insumos, incluindo o armazenamento e o transporte para seus locais de uso, de acordo com as normas vigentes. Desde que sigam as diretrizes, as prefeituras também podem adotar estratégias próprias para garantir a agilidade da vacinação em seu município.

A SES-MG já distribuiu 735.193 doses aos municípios e o Vacinômetro indica que 236.592 mineiros já foram imunizados.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Flavia Martins y Miguel

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.