Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo de Minas confirma terceira morte por raiva humana no Estado

Adolescente de 12 anos estava internada com quadro delicado por causa da doença; morte ocorreu na noite da última sexta-feira (29)

Minas Gerais|Bruno Menezes, da Record TV Minas

Garota foi mordida por morcego em Bertópolis
Garota foi mordida por morcego em Bertópolis Garota foi mordida por morcego em Bertópolis

A adolescente indígena de 12 anos que estava internada em Belo Horizonte com quadro de raiva humana morreu em decorrência de complicações da doença na noite da última sexta-feira (29). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta segunda-feira (2).

Essa é a terceira morte devido a raiva humana que é confirmada no estado neste ano. Um quarto caso, de uma criança de 11 anos, ainda está em investigação. Todos pertencem a uma tribo da aldeia Maxacali, localizada na zona rural de Bertópolis, a 654 km da capital mineira. Mortes pela doença não eram registradas desde 2012. 

De acordo com a SES-MG, o caso da garota de 12 anos foi notificado no dia 5 de abril deste ano. Ela foi hospitalizada e trazida para Belo Horizonte para ser internada no Hospital Infantil João Paulo II. No dia 13 abril ela apresentou piora no quadro clínico e foi transferida para a UTI (unidade de tratamento intensivo), onde permaneceu internada até morrer.

A primeira morte deste ano foi registrada no dia 4 de abril. Tratou-se de um garoto, também com 12 anos, que havia sido mordido por morcego. A segunda morte foi de um menino de apenas 5 anos.

Publicidade

A última morte pela doença no estado ocorreu em junho de 2012, no município de Rio Casca, na região da Zona da Mata. Tratava-se de um produtor rural que também havia sido mordido por morcego.

Medidas

Publicidade

Segundo a SES-MG, diante dos casos, no dia 24 de abril foram enviadas mais doses de vacinas antirrábicas humans para à Unidade Regional de Saúde de Teófilo Otoni com o objetivo de imunizar moradores da zona rural de Bertópolis. 

Até a última quinta-feira (28), 982 pessoas das 1.037 da comunidade rural do município de Bertópolis já haviam sido vacinadas com a primeira dose da vacina contra a raiva humana. Outras 802 pessoas já tomaram a segunda dose, observando-se um intervalo de até sete dias. Na comunidade rural do município vizinho, Santa Helena de Minas, das 989 pessoas que residem no local, 593 foram vacinadas com a primeira dose.

Publicidade

A pasta destacou que outras medidas foram tomadas:

- Notificação e Investigação dos dois casos suspeitos, bem como comunicação imediata ao Ministério da Saúde;

- Investigação epidemiológica imediata dos dois casos. A investigação é realizada na localidade de ocorrência da exposição dos casos suspeitos, com busca ativa de pessoas que possam ter tido a mesma situação de risco dos casos suspeitos; e em seguida com o encaminhamento para atendimento médico profilático na localidade;

- Organização de reuniões periódicas para alinhamento e planejamento das ações de investigação dos casos e medidas de prevenção e controle da raiva, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Bertópolis, já ocorridas, nos dias 06, 07 e 08 de abril de 2022;

- Organização e realização de reuniões com a equipe médica local, da SES-MG e do Ministério da Saúde para alinhamento das condutas dos atendimentos antirrábicos na localidade (08 de abril de 2022);

- Disponibilização de imunobiológicos para o tratamento profilático antirrábico humano (pós-exposição e pré-exposição, conforme o caso (vacina antirrábica e soro antirrábico);

- Organização e monitoramento de vacinação dos contactantes do primeiro caso para início imediato no dia 09 de abril;

- Organização e monitoramento de vacinação de pré-exposição para todos os moradores da localidade rural, para início também no dia 09 de abril de 2022;

- Disponibilização de 100 doses de vacina antirrábica animal para vacinação antirrábica de cães e gatos da localidade, conforme a população animal estimada para a área. A vacinação está sendo realizada na localidade, com objetivo de imunizar cães e gatos e com isso, implementar ações de prevenção e controle da doença. A ação está sendo realizada pelos agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Bertópolis com início em 06 de abril de 2022;

- Monitoramento das ações de campo desenvolvidas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para ações de prevenção e controle da raiva na localidade. Este está na região, e realiza investigação epidemiológica, para verificar espoliações de morcegos em animais de produção, presença ou relato de mortes de animais com sinais clínicos neurológicos, bem como informações sobre a realização de vacinação antirrábica. Foram realizados ainda contatos com produtores rurais, informando sobre as formas de prevenção da raiva dos herbívoros.

- Realização de ações de educação em saúde na região com objetivo de alertar as pessoas sobre a doença, e suas formas de transmissão, bem como as medidas de prevenção e controle da raiva.

- Organização e realização de webinário para profissionais de saúde do estado de Minas Gerais sobre atualização do atendimento antirrábico humano, em 19/04/2022.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.