Governo de Minas investiga morte por suspeita de raiva humana
Paciente morreu em um hospital de Teófilo Otoni; amostras já foram coletadas e serão enviadas para laboratórios de referência
Minas Gerais|Arthur Santana*, Da Record TV Minas
A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) foi notificada de um caso suspeito de raiva humana em um hospital em Teófilo Otoni, a 443 km de Belo Horizonte, na última segunda-feira (4). O paciente era morador de Bertópolis, também no Vale do Jequitinhonha, e acabou morrendo.
A SES reforçou, por nota, que o caso está sendo investigado e que não há confirmação se o óbito foi por causa da doença. As amostras biológicas do paciente já foram coletadas e serão enviadas para laboratórios de referência.
O Ministério da Saúde foi notificado pela secretaria, que foi orientada quanto à coleta das amostras. As pessoas que tiveram contato com o paciente foram identificadas e encaminhadas para um tratamento preventivo.
O caso foi divulgado na região com o objetivo de alertar as pessoas sobre as formas de transmissão e prevenção da raiva. A SES-MG informou que o último caso de morte por raiva humana em Minas Gerais ocorreu em 2012, em Rio Casca, na Zona da Mata.