Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Governo libera licença para reconstrução de Bento Rodrigues

Mesmo com a autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, início das obras depende de alvará da Prefeitura de Mariana

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Distrito será reconstruído em área de 100 hectares
Distrito será reconstruído em área de 100 hectares

A Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) de Minas Gerais liberou as três licenças ambientais que autorizam o início da construção do novo distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na região cetral do Estado.

A comunidade foi destruída em 2015, pela lama de rejeitos da barragem da mineradora Samarco. A tragédia que é considerada o maior desastre ambiental do país deixou 19 mortos.

Leia também

Para iniciar as obras a Fundação Renova, entidade responsável pelas ações de reparação dos danos, precisa de um alvará da Prefeitura de Mariana. O órgão aguardava as licenças estaduais para solicitar o documento. Segundo a fundação, a previsão é de que a reconstrução do distrito demore de 22 a 24 meses.

Em maio deste ano começou a ser montado o canteiro de obras na área escolhida para abrigar a comunidade. A região conhecida como Lavoura tem 100 hectares. O plano de reconstrução prevê que a preservação do máximo de características e aspectos patrimoniais, urbanísticos e culturais da antiga Bento Rodrigues.

Na época da tragédia, 362 famílias dos distritos de Bento Rodrigues, Paratu de Baixo e Gesteira perderam seus lares. Só de Bento Rodrigues, são 226 famílias desabrigadas. Desde então, eles vivem em casas alugadas pela Samarco na cidade de Mariana.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.