Minas Gerais Governo mantém licença para mineradora na Serra da Piedade

Governo mantém licença para mineradora na Serra da Piedade

Empresa tem acordo judicial para remover pilhas de minério abandonadas no local por outra companhia e promete recuperar as áreas degradadas

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Comissão se reunião para debater licenças

Comissão se reunião para debater licenças

Laura Baraldi / Record TV Minas - 10.03.2020

O Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental) decidiu manter, nesta terça-feira (10), por unanimidade, a licença de instalação e a licença prévia para que a mineradora AVG atue em uma área da Serra da Piedade, em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A decisão foi em resposta a um recurso da Arquidiocese de Belo Horizonte contra as autorizações liberadas pelos órgãos ambientais, em fevereiro de 2019. O órgão alega possíveis impactos causados pelo trabalho que deve ser realizado.

A atuação da AVG na mina do Brumado foi liberada após um acordo judicial para que a empresa remova pilhas de rejeitos que foram deixadas no local por outra mineradora, que abandonou os trabalhos no local. A justificativa do trato está no possível impacto ambiental que o material pode provocar no solo da área. O projeto da AVG prevê que o terreno será recuperado e doado para poder público após a conclusão da intervenção.

De acordo com a Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), o não cumprimento do acordo, por parte do Governo do Estado, acarretaria uma multa diária de R$ 100 mil.

Últimas