Governo mantém licença para mineradora na Serra da Piedade
Empresa tem acordo judicial para remover pilhas de minério abandonadas no local por outra companhia e promete recuperar as áreas degradadas
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental) decidiu manter, nesta terça-feira (10), por unanimidade, a licença de instalação e a licença prévia para que a mineradora AVG atue em uma área da Serra da Piedade, em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte.
A decisão foi em resposta a um recurso da Arquidiocese de Belo Horizonte contra as autorizações liberadas pelos órgãos ambientais, em fevereiro de 2019. O órgão alega possíveis impactos causados pelo trabalho que deve ser realizado.
A atuação da AVG na mina do Brumado foi liberada após um acordo judicial para que a empresa remova pilhas de rejeitos que foram deixadas no local por outra mineradora, que abandonou os trabalhos no local. A justificativa do trato está no possível impacto ambiental que o material pode provocar no solo da área. O projeto da AVG prevê que o terreno será recuperado e doado para poder público após a conclusão da intervenção.
De acordo com a Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), o não cumprimento do acordo, por parte do Governo do Estado, acarretaria uma multa diária de R$ 100 mil.