Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Grande BH registra segunda morte por febre maculosa em quatro dias

Prefeitura de BH anunciou remoção e castração de capivaras para evitar contágio

Minas Gerais|Do R7 *

A morte de Aristeu de Souza Lima também foi confirmada nesta manhã
A morte de Aristeu de Souza Lima também foi confirmada nesta manhã A morte de Aristeu de Souza Lima também foi confirmada nesta manhã

A Prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte confirmou, na tarde desta quarta-feira (25), a segunda morte causada por febre maculosa na cidade, em quatro dias. A vítima, Adriano Pereira dos Santos, era morador de Florestal, também na Grande BH, mas estava internado na cidade deste o último sábado (20).

Santos, que estava internado no Hospital Santa Rita, morreu nessa terça-feira (24). Segundo a Secretaria de Saúde de Contagem, ele era dono de uma criação de animais e tinha contato com bichos que são hospedeiros do carrapato estrela, que transmite febre maculosa.

Nesta manhã, a Pasta havia divulgado os resultados de exames que confirmaram o primeiro óbito da doença na cidade. Aristeu de Souza Lima, de 42 anos, morreu no sábado. Segunda a família, ele apresentou os sintomas após fazer uma cavalgada na orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte e foi hospitalizado no dia 16. Lima teve piora no quadro, foi transferido para o Hospital Municipal de Contagem, mas não resistiu.

Em setembro do ano passado, um garoto de 10 anos também morreu com a doença após um passeio no Parque Ecológico da Pampulha junto com um grupo de escoteiros. Desde então, propostas de remoção das capivaras que vivem no local e são hospedeiras do carrapato estrela vêm sendo discutidas.

Publicidade

Nesta manhã, a Prefeitura de BH informou que a remoção para castração dos animais começa na próxima sexta-feira (27). O contrato que "prevê a execução dos serviços de monitoramento, captura, cirurgia de esterilização, devolução do animal ao seu habitat natural (Lagoa da Pampulha) de maneira segura para os roedores e para a população, e acompanhamento pós-cirúrgico" foi assinado nesta quarta. De acordo com a PBH, o prazo para execução do serviço é de 12 meses, mas ele pode ser concluído antes.

* Pablo Nascimento, estagiário do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.