Homem é preso suspeito de se passar por entregador para dar golpes em idosos em BH
Durante a ação, os policiais apreenderam documentos, cartões bancários, aparelhos celulares e um videogame
Minas Gerais|Do R7, com Ricardo Machado, da Record Minas
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um homem, de 27 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (15) suspeito de aplicar golpes financeiros contra idosos em diversos bairros de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o investigado agia principalmente em prédios residenciais e causou prejuízos que variam entre R$2 mil e R$30 mil por vítima.
Segundo as investigações, o suspeito, identificado como Mateus, abordava moradores nos prédios afirmando que tinha um presente para entregar. Para concluir a falsa entrega, ele alegava que era necessário o pagamento de uma taxa e utilizava uma máquina de cartão. No momento em que a vítima inseria o cartão, os dados bancários eram clonados.
Após a clonagem, o criminoso realizava compras e até empréstimos em nome das vítimas, a maioria pessoas idosas. Os golpes vinham sendo aplicados desde junho do ano passado, conforme apontam as apurações da Polícia Civil.
Mateus foi preso em flagrante e encaminhado à 4ª Delegacia de Polícia da região Noroeste de Belo Horizonte. Durante a ação, os policiais apreenderam documentos, cartões bancários, aparelhos celulares e um videogame, que podem ter sido adquiridos com o dinheiro das vítimas.
Em nota, a PCMG informou que cumpriu mandado de busca e apreensão no âmbito da investigação, iniciada no início de 2025. As apurações indicam que o suspeito fazia parte de um grupo criminoso especializado em golpes por meio de falsas entregas, que utilizava máquinas de cartão adulteradas para retirar valores elevados das contas das vítimas.
O esquema incluía ainda ligações telefônicas fraudulentas, em que um dos integrantes se passava por funcionário de lojas conhecidas para informar falsamente que a vítima havia sido contemplada com um presente. Em seguida, um comparsa comparecia ao endereço, geralmente usando mochila de aplicativo de entregas ou motocicleta, para dar aparência de legitimidade à fraude.
As investigações seguem em andamento para identificar e responsabilizar outros integrantes do grupo criminoso.
A Polícia Civil orienta que a população, especialmente idosos, desconfie de entregas inesperadas e nunca realize pagamentos ou forneça dados bancários sem confirmação da procedência.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
















