Horário de verão em MG gerou economia que abasteceria BH por nove dias
Período será encerrado neste domingo (21) e representou redução de 0,5% no consumo
Minas Gerais|Do R7

O horário de verão termina na madrugada deste domingo (21) e, por isso, os mineiros devem atrasar os relógios em uma hora. De acordo com a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), durante o período de 126 dias de vigência do horário especial, foi gerada uma economia de 0,5%, o que representa cerca de 108 GWh. Esta quantia seria suficiente para abastecer Belo Horizonte durante nove dias.
Ainda conforme a empresa, foi verificada uma redução diária da demanda máxima de 4%, equivalente a 350MW. Este valor poderia atender duante todo o período do horário de verão ao pico de carga de uma cidade de 750 mil habitantes, o que significa, por exemplo, a soma dos municípios de Juiz de Fora e Sete Lagoas.
De acordo com o engenheiro de planejamento energético Wilson Fernandes Lage, da Cemig, a redução da demanda máxima no sistema é o maior benefício do horário de verão. Ele explica que isso alivia o carregamento nas linhas de transmissão, transformadores, sistemas de distribuição e unidades geradoras de energia, aumentando a confiabilidade e a segurança da operação do sistema elétrico e reduzindo o risco de apagões.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Segundo informações do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a redução de consumo proporcionada no país pelo horário de verão na edição passada foi incorporada ao armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas do País, agregando 0,4% ao armazenamento da região sudeste/centro-oeste e 1,3% ao armazenamento da região sul.













