Hospital de BH suspende cirurgias eletivas após incêndio em rede
Cabeamento elétrico subterrâneo da região do Hospital das Clínicas pegou fogo depois de tentativa de furto de fios
Minas Gerais|Núbia Roberto e Isadora Oliveira*, da Record TV Minas
O Hospital das Clínicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) suspendeu as cirurgias eletivas devido a um incêndio na rede de energia elétrica nesta quarta-feira (9).
O incêndio foi combatido pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), uma tentativa de furto de cabos provocou o incêndio na rede subterrânea.
A unidade hospitalar continuou funcionando à base de um gerador próprio que tem autonomia até o restabelecimento definitivo da rede. Os equipamentos médicos, segundo a instituição, possuem bateria. Desde esta quarta, o hospital iniciou o remanejamento interno de pacientes. O pronto-socorro foi fechado, e a instituição pede aos pacientes que procurem outras unidades. As cirurgias eletivas devem aguardar a regularização para reagendamento.
O problema também afetou o Hospital Infantil João Paulo II. A unidade ficou sem luz durante quase 40 minutos, mas não comprometeu o atendimento porque os aparelhos não deixaram de funcionar. Apesar da falta de luz, as máquinas estavam operando.
Veja a íntegra da nota da Cemig:
"A Cemig informa que a causa da interrupção no fornecimento de energia na rede hospitalar, nesta quarta-feira, foi uma tentativa de furto de condutores, que provocou o incêndio na rede subterrânea.
Por questões de segurança para as equipes, os serviços serão continuados na manhã desta quinta-feira, com previsão de conclusão no fim da tarde.
A unidade hospitalar está sendo suprida por gerador do próprio hospital, com autonomia segura até o restabelecimento definitivo."
*Estagiária, sob supervisão de Pablo Nascimento