Ibama não suspenderá operação de mineroduto que se rompeu em MG
Captação de água foi suspensa em cidade com mais de 4 mil habitantes e abastecimento é feito com caminhões-pipa
Minas Gerais|Paulo Henrique Lobato, Do R7

Menos de 12 horas depois do rompimento de um mineroduto da Anglo American, o que fez jorrar polpa de minério num ribeirão que abastece a cidade de Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata mineira, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) informou que "a licença de operação do empreendimento é válida até 2021 e será mantida".
O Instituto esclareceu que a polpa não contém substâncias tóxicas. A substância é composta por 70% de minério de ferro e 30% de água, classificada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como NBR 10.004. Em outras palavras, resíduo não perigoso.
Por outro lado, o Ibama fará uma vistoria detalhada no local para avaliar as consequências ao meio ambiente e emitir eventuais sanções administrativas à mineradora.
Já o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) enviou uma equipe ao local e enfatizou que, após a devida apuração dos fatos, adotará as providências necessárias para a reparação total dos danos ao meio ambiente e à população.
O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet, garantiu que é prioridade da instituição o esclarecimento dos fatos de forma célere e efetiva.
O mineroduto se rompeu por volta das 7h40 desta segunda-feira (12). O duto transporta polpa de minério da usina de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, na região Central do Estado, até o porto em São João da Barra (RJ). O percurso corta 33 cidades de ambos estados, num total de quase 530 quilômetros.
A causa do rompimento ainda é apurada tanto pela empresa quanto órgãos públicos.
Os resíduos causaram turbidez do leito do rio que abastece a cidade, onde residem pouco mais de 4 mil pessoas.
A Copasa, estatal mineira responsável pela captação da água no município, suspendeu o serviço. O abastecimento está sendo feito por meio de caminhões-pipa providenciados pela mineradora.
A estatal informou ainda que esse tipo de abastecimento é emergencial e, em razão disso, solicita à população consciência no consumo da água.
Moradores filmaram a polpa de minério jorrando do duto. As imagens viralizaram nas redes sociais.
Em nota, a Anglo American informou que, "nesse momento, os esforços (da empresa) estão concentrados em medidas emergências que garantam o abastecimento de água da cidade. Todas as medidas necessárias para contenção dos impactos do acidente já estão sendo tomadas pela empresa".
