Idosa morre vítima de queimaduras após cozinha pegar fogo em sítio na Grande BH
Suspeita de familiares é que o fogo tenha começado em fogão industrial da residência
Minas Gerais|Arnon Gonçalves

Maria de Lourdes Basílio, de 80 anos, morreu vítima de queimaduras após a cozinha onde ela estava pegar fogo em um sítio de Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, na manhã deste domingo (22). A família suspeita que o fogo tenha começado em um fogão industrial da residência.
Segundo Juarez, filho da vítima, a família decidiu sair de Ibirité, onde moram, para passar o natal em um sítio alugado no bairro Satélite, em Juatuba. Eles já haviam frequentado o espaço em anos anteriores.
Juarez conta que, na manhã deste domingo (22), a irmã dele preparava um almoço na cozinha do sítio, quando Maria de Lourdes chegou para conversar com a filha. Poucos minutos depois, Juarez, que estava do lado de fora da residência, escutou o barulho e correu para ver do que se tratava. Foi quando ele se deparou com a cozinha em chamas e a irmã caída próxima a porta.
O fogo se espalhou rapidamente, queimou as geladeiras, panos, e estourou os vidros das janelas. A mãe dele ficou presa lá dentro um tempo e quando conseguiu se aproximar da porta, já com o corpo queimado, estendeu a mão para que eles pudessem puxá-la. Foi quando Juarez conseguiu tirá-la de lá e a carregou no colo até uma parte de grama da área externa.
A família rapidamente acionou o SAMU e Bombeiros, que chegaram poucos minutos depois e prestaram os primeiros socorros tanto para a idosa quanto para a filha dela. Até aquele momento, Maria ainda estava consciente e falando.
As duas vítimas foram levadas para o hospital, mas Maria, que teve queimaduras em todas as partes do corpo, não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade. A filha dela, que também sofreu queimaduras em algumas partes como pernas e braços, mas com menor gravidade, já recebeu alta e se recupera em casa.
Juarez conta que ninguém sentiu cheiro de gás antes do ocorrido. Além disso, o dono do sítio teria dito a eles que havia trocado os dois botijões de gás do local um dia antes e que estava tudo certo. Ainda assim, a suspeita é que o fogo tenha começado em alguma parte do fogão industrial.
O sepultamento de Maria de Lourdes será nesta segunda-feira (23), no Cemitério Renascer, em Contagem, na Grande BH.














