Logo R7.com
RecordPlus

Idoso vacinado com 2 doses morre por complicações da covid em MG

Vítima de 78 anos estava com a saúde debilitada; especialista avalia que caso é pontual e não invalida eficácia do imunizante

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

  • Google News
Município tem quase 20 mil habitantes
Município tem quase 20 mil habitantes

Um idoso de 78 anos, vacinado com duas doses da CoronaVac, morreu por complicações causadas pela covid-19, neste domingo (6), na cidade de Alpinópolis, a 320 km de Belo Horizonte.

Segundo a prefeitura, a vítima estava com a saúde debilitada, mas não destacou quais problemas eram enfrentados por ele.


O idoso estava internado no Hospital Cônego Ubirajara Cabral. Ele morava no Lar São Vicente de Paulo, que registrou um surto de coronavírus na última semana, com 12 internos infectados.

Segundo a direção da instituição, o surto foi descoberto após uma testagem em massa. Dos 12 contaminados, dois apresentaram sintomas característicos da covid-19 e os 10 restantes ficaram assintomáticos.


A direção da instituição não informou como eles podem ter sido infectados, mas destacou que esta foi a primeira vez durante a pandemia que um interno ou funcionário contraiu a doença.

"Nosso protocolo foi eficiente ao manter os 40 idosos e colaboradores livres da covid-19 por mais de um ano. Todos idosos e colaboradores foram imunizados no início deste ano com a CoronaVac", informou o asilo em nota.


Alerta

Unaí Tupinambás, médico infectologista professor do curso de medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) avaliou que o episódio registrado na cidade do sul de Minas não invalida a eficácia da CoronaVac e nem das demais vacinas contra a covid-19 atualmente em uso no Brasil.


Segundo ele, a eficiência pode “ser um pouco menor” em idosos com a saúde já fragilizada, mas a proteção para casos graves, na maioria das vezes, fica acima de 85%. Assim, o especialista defende que é preciso manter a vacinação contra o coronavírus.

— Todas as vacinas podem falhar, mas como na pandemia estamos todos com os olhos voltados para o coronavírus, quando registramos casos como este as pessoas podem ter a sensação de que a vacina não funciona. Temos casos de surto em asilos no mundo inteiro, mesmo tendo vacinado com outras marcas como a AstraZeneca e Pfizer. Temos que lembrar que a maioria das pessoas que tomam as duas doses está protegida contra as formas mais grave da covid-19

Dados da Prefeitura de Alpinópolis apontam que a cidade de aproximadamente 20 mil habitantes teve, até o momento, 28 mortes causadas pela covid-19 e 1.176 casos confirmados.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.