Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Instalação de cancelas de mineradora gera polêmica em São Sebastião das Águas Claras (MG)

Os equipamentos serão utilizados para o fechamento automático das vias em caso de emergência, como rompimento de barragens   

Minas Gerais|Akemí Duarte e Rosildo Mendes, da Record TV Minas


Moradores temem que ação assuste turistas
Moradores temem que ação assuste turistas

A mineradora Vale começou a instalação de cinco cancelas no distrito de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos, em Nova Lima, na Grande BH, o que tem provocado polêmica na cidade. Os equipamentos serão utilizados para o fechamento automático das vias em caso de emergência. 

Desde 2019, os moradores do distrito vivem com medo da possibilidade de rompimento das barragens B3 e B4 da Mina Mar Azul. Em fevereiro daquele ano, quem morava em área de risco foi obrigado a sair de casa, porque a estrutura atingiu o nível 3 de emergência, que é o máximo na escala de risco de rompimento.

A situação só melhorou três anos depois, em dezembro de 2022, quando a mineradora retirou parte dos rejeitos e fez obras para aumentar a vazão das barragens. Por isso, os moradores questionam a necessidade das cancelas. Na opinião deles, as cancelas poderão atrapalhar o turismo local.

Os dispositivos serão colocados em pontos estratégicos definidos pela mineradora. Os primeiros equipamentos serão instalados na rua Dona Maria da Glória, MG-160 – Estrada Fazenda do Engenho, Xuru, e perto do parque do Engenho.

Publicidade

A cancela é acionada remotamente e monitorada 24 horas por câmeras. A Vale informou que elas estão alinhadas com a Defesa Civil municipal e que a comunidade foi informada sobre a instalação no dia 30 de março deste ano.

A população, no entanto, afirma que não foi consultada nem informada, como alega a empresa. 

A prefeitura de Nova Lima esclareceu que a instalação de cancelas em vias públicas só pode ser feita mediante autorização e que, no momento, não há nenhum processo em análise solicitado pela Vale para a instalação de cancelas nas ruas da cidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.