IPTU de Belo Horizonte ficará 5,9% mais caro em 2023
Guias estarão disponíveis a partir de 31 de dezembro; prefeitura vai dar desconto de 6% para pagamentos realizados até 27 de janeiro
Minas Gerais|Do R7
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta sexta-feira (23), que o reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) será de 5,9% em 2023, seguindo o IPCA-e (índice nacional de preços ao consumidor amplo especial), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
As guias ficarão disponíveis no portal da Secretaria Municipal de Fazenda a partir do dia 31 de dezembro. O carnê físico será enviado aos imóveis durante a primeira quinzena de janeiro.
De acordo com o Executivo municipal, quem pagar "qualquer valor entre o mínimo estabelecido na guia e a quantia integral" até o dia 27 de janeiro terá um desconto de 6% sobre o montante quitado.
"O cidadão pode quitar qualquer valor entre o mínimo e o máximo até 27 de janeiro e, depois, parcelar o restante do valor. É possível pagar também o montante todo à vista. O desconto será de 6% em cima do valor pago", detalhou o diretor de lançamentos edesonerações tributárias da Secretaria Municipal de Fazenda, Fernando Huber.
Quem optar pelo parcelamento poderá dividir a quantia em até 11 vezes, com vencimentos a partir de fevereiro, sempre no dia 15.