Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Italiano é internado com suspeita de sarampo em Minas Gerais

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a transmissão não ocorreu no Brasil; Paciente está internado desde segunda-feira (21)

Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7

Única forma de prevenção do sarampo é a vacinação
Única forma de prevenção do sarampo é a vacinação

A SES-MG (Secretaria Estado de Saúde) investiga a suspeita de um caso de sarampo em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Um italiano de 29 anos, que veio para o Brasil há cerca de 15 dias, está internado na capital mineira desde a última segunda-feira (21) com a suspeita da doença.

Leia também: Minas Gerais registra três mortes por suspeita de dengue em 2019

Segundo o órgão, trata-se de um caso suspeito importado, que não foi transmitido dentro do país. O paciente não soube informar se já foi vacinado contra o sarampo e nem relatou se teve a doença na infância.

A SES-MG informou que além da notificação imediata, já foi feito o bloqueio vacinal do hospital, na casa do paciente e o em seu local de trabalho. Para um diagnóstico definitivo de confirmação de sarampo, é necessário que uma segunda amostra soropositiva seja encaminhada à FIOCRUZ/RJ (Fundação Oswaldo Cruz). Somente depois de conferir as análises e realizar a biologia molecular para a detecção viral, que haverá confirmação.


Os últimos casos confirmados de sarampo, com transmissão dentro de Minas Gerais, foram registrados em 1999. Em 2013, foram confirmados dois casos de pacientes que moravam no Estado, mas o contágio ocorreu nos Estados Unidos.

Vacinação


A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Minas Gerais. A meta mínima recomendada para a Campanha Nacional em crianças entre 1 e menor de 5 anos foi alcançada, com 1.001.522 doses aplicadas.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.