Janeiro termina entre os mais chuvosos da década em BH; fevereiro segue com previsão de mais chuva
Primeiro mês do ano é tradicionalmente o mês mais chuvoso do ano na capital mineira
Minas Gerais|Do R7, com Andrea Silva, da RECORD Minas
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Belo Horizonte enfrentou um dos janeiros mais chuvosos dos últimos dez anos em 2026. Dados das Estações Hidrometeorológicas da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) mostram que a capital teve volumes expressivos de chuva ao longo do mês, com destaque para a Regional Oeste, que acumulou 485,4 milímetros. O volume colocou janeiro de 2026 como o 4º mais chuvoso da década.
A média histórica de chuva para janeiro em BH é de 330,9 mm, o que significa que o volume registrado em 2026 ficou significativamente acima do esperado para o período. Em janeiro de 2026, a soma do volume de chuva registrada pelas dez regionais de Belo Horizonte chegou a 392,5 mm, valor cerca de 18,6% acima da média histórica para o mês.
O levantamento considera o maior volume registrado em uma única regional por ano, apontando onde ocorreram os episódios mais extremos de chuva:
- 2020: 973,8 mm — Oeste
- 2022: 674,6 mm — Oeste
- 2023: 529,6 mm — Venda Nova
- 2026: 485,4 mm — Oeste
- 2024: 454,0 mm — Centro-Sul
- 2025: 435,0 mm — Pampulha
- 2021: 401,4 mm — Hipercentro
- 2018: 212,4 mm — Leste
- 2017: 209,0 mm — Noroeste
- 2019: 94,2 mm — Barreiro
Regional Oeste concentra os maiores volumes
O histórico revela que a Regional Oeste aparece três vezes no topo do ranking (2020, 2022 e 2026), consolidando-se como a área que mais concentra grandes acumulados de chuva em janeiro na capital mineira.
Apesar disso, outras regionais também já lideraram os volumes anuais, como Venda Nova, Centro-Sul, Pampulha e Hipercentro, o que mostra que os eventos extremos não se repetem sempre nas mesmas áreas e ampliam os desafios para o planejamento urbano e a atuação da Defesa Civil.
Por que janeiro costuma chover tanto em BH?
Janeiro é tradicionalmente o mês mais chuvoso do ano na capital mineira. Isso ocorre, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema meteorológico que favorece períodos prolongados de chuva intensa em grande parte da Região Sudeste.
Como fica o clima em fevereiro?
A previsão para fevereiro indica chuva acima da média em Minas Gerais, especialmente no Sul e Triângulo Mineiro, além de grande parte do Rio de Janeiro e regiões do Espírito Santo e São Paulo.
Por outro lado, no Triângulo Mineiro e no Norte de Minas, a expectativa é de chuvas abaixo da média. Em relação às temperaturas, os termômetros devem ficar dentro da média para a Região Sudeste, com possibilidade de valores até 0,6 °C acima do normal no Oeste de Minas Gerais e no Oeste de São Paulo.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

















