Logo R7.com
RecordPlus

Justiça autoriza Eduardo Azeredo a sair da prisão para votar

Condenado a 20 anos por peculato e lavagem de dinheiro, ex-governador cumpre pena numa sala do batalhão do Corpo de Bombeiros em BH

Minas Gerais|Paulo Henrique Lobato, Do R7

  • Google News
Eduardo Azeredo votará no domingo
Eduardo Azeredo votará no domingo

Condenado a 20 anos no chamado mensalão tucano e preso desde maio passado, o ex-governador Eduardo Azeredo deixará o batalhão do Corpo de Bombeiros, onde cumpre a pena, para votar na eleição do próximo domingo (7).

O pedido foi deferido pelo juiz Marcelo Augusto Lucas Pereira, da Vara de Execuções Penais. O magistrado determinou que o ex-governador seja levado ao local da votação sem uso de algemas, em carro descaracterizado e num horário de pouco movimento eleitoral.


Azeredo também não deverá ser conduzido vestido com o uniforme do sistema prisional e está proibido de conceder entrevista à imprensa. 

Para deferir o pedido de Azeredo, o juiz recorreu ao artigo 15 da Constituição Federal, o qual assegura ao preso provisório o dirieto de votar:


— O sentenciado ainda não foi devidamente julgado, enquadrando-se, pois, na categoria de condenado provisório. (…) Nesse sentido, entendo que a participação social, através do exercício do voto, deve ser garantida.

Azeredo foi condenado a 20 anos e um mês de prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Segundo a denúncia do Ministério Público, ele foi beneficiado na campanha ao governo de Minas Gerais em 1998 com o esquema operado pelo publicitário Marcos Valério.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.