MPMG suspende atividade de mineração em Ibirité
Divulgação/MPMGA Justiça determinou, na noite desta sexta-feira (21), a suspensão imediata das atividades da Mineração Santa Paulina, em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, e o bloqueio imediato de R$ 10 milhões em contas de titularidade da empresa para garantir a reparação de danos causados ao meio ambiente.
A determinação atendeu a um pedido do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais). Com a decisão da 3ª Vara Cível da Comarca de Ibirité, a mineradora tem que suspender as atividades na Fazenda Boa Esperança no prazo máximo de 24 horas. Além disso, a empresa fica proibida de promover intervenção no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, de transitar caminhões e de transportar minério, especialmente no entorno do parque.
A ação foi proposta pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Ibirité, em conjunto com a equipe do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (Caoma). Segundo o MPMG, "ao longo de vários anos, foram constatados diversos danos ao meio ambiente no local, bem como a recente utilização, sem licença ambiental válida, de estrada que passa na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça."
O descumprimento da decisão deve acarretar em multa diária de R$ 50 mil.
O R7 Minas entrou em contato com a Mineração Santa Paulina e aguarda retorno.