Minas Gerais Justiça Federal mantém proibição do Governo Federal leiloar parque de BH

Justiça Federal mantém proibição do Governo Federal leiloar parque de BH

União tenta incluir Parque Ecológico Linear, no Belvedere, em programa que oferta terrenos federais ao mercado imobiliário

  • Minas Gerais | Antonio Paulo, da Record TV Minas

Linha férrea, que passa por parque, pertence ao antigo Terminal Águas Claras

Linha férrea, que passa por parque, pertence ao antigo Terminal Águas Claras

Reprodução / Record TV Minas

A Justiça Federal de Minas Gerais manteve, nesta terça-feira (30), a proibição de que o Governo Federal leiloe um parque ecológico que fica no bairro Belvedere, na região centro-sul de Belo Horizonte.

A decisão foi tomada pela desembargadora Daniele Maranhão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A magistrada não acatou o recurso da União, que tenta incluir o Parque Ecológico Linear entre os terrenos ofertados ao mercado privado, de acordo com o Programa Incorpora Brasil, do Governo Federal.

Em abril deste ano, a 12ª Vara Federal da Seção Judiciária, do Estado de Minas Gerais, expediu uma liminar proibindo a União de leiloar o Parque.  A ação civil pública foi feita pelo Ministério Público Federal.

No recurso, a União questiona a competência do Ministério Público e do Poder Judiciário de determinar a ela a forma mais adequada de negociar o terreno, além de afirmar as "inegáveis vantagens" ao vendê-la ao Fundo Imobiliário.

Mas, para a desembargadora Daniele Maranhão, o efeito suspensivo estar previsto de acordo com o Código de Processo Civil. "Não decido sobre a análise do mérito do ato, ou seja, da conveniência e da oportunidade, mas sim a possibilidade concreta de alienação de bem público tombado e com inegável importância socioambiental".

Segundo o Ministério Público, o parque ecológico fica próximo de um aquífero (formação geológica subterrânea capaz de armazenar água) responsável pelo abastecimento hídrico da região metropolitana. A linha férrea, do antigo terminal Águas Claras, o torna um patrimônio cultural da cidade. A suspensão segue até o julgamento.

O jornalismo da Record TV Minas aguarda posicionamento do Governo Federal .

Últimas