Logo R7.com
RecordPlus

Justiça mantém prisão de dono do Banco Master após audiência de custódia

Daniel Bueno Vorcaro, de 42 anos, foi preso durante operação da PF que investiga esquema de emissão de títulos de crédito falsos

Minas Gerais|Maria Luiza Reis, do R7

  • Google News
Atlético Mineiro, do qual Vorcaro é acionista e conselheiro, informou que não irá comentar o caso Revista Oeste

O banqueiro Daniel Bueno Vorcaro, de 42 anos, passou por audiência de custódia nesta terça-feira (18), um dia após ser preso na Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. A Justiça decidiu manter a prisão preventiva do presidente do Banco Master, apontado pelas investigações como um dos articuladores de um esquema de emissão de títulos de crédito falsos no Sistema Financeiro Nacional.

O Atlético Mineiro, do qual Vorcaro é acionista e conselheiro, informou que não irá comentar o caso. Procurado pela reportagem, o advogado do banqueiro afirmou que ainda não tem posicionamento sobre a operação, mas adiantou que nega irregularidades atribuídas ao cliente e que ele estivesse tentando fugir do país pelo Aeroporto de Guarulhos, onde ocorreu a prisão.


Operação Compliance Zero

Vorcaro foi preso na noite de segunda-feira (17), no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, durante ação que cumpriu sete mandados de prisão (cinco preventivas e duas temporárias) e 25 mandados de busca e apreensão em Minas, Rio, São Paulo, Bahia e Distrito Federal.

A operação investiga a fabricação de carteiras de crédito “inexistentes” por instituições financeiras. Segundo a PF, esses títulos eram vendidos a outros bancos e depois substituídos por ativos sem lastro, mascarando prejuízos e movimentando valores bilionários.


As apurações começaram em 2024, após pedido do Ministério Público Federal.

Banco Central liquida Banco Master

Menos de 24 horas após a prisão, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, instituição comandada por Vorcaro.


A medida, considerada extrema, é adotada quando o BC entende que o banco não tem mais condições de se recuperar. Com isso, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) passa a ressarcir os clientes dentro dos limites previstos.

A liquidação veio um dia após o grupo Fictor anunciar interesse em adquirir o Master e aportar R$ 3 bilhões, negócio que não chegou a avançar.


Quem é Daniel Vorcaro

Mineiro de Belo Horizonte, economista e com MBA pelo Ibmec, Vorcaro se tornou um dos nomes mais influentes do mercado financeiro.

Além do comando do Banco Master, ele tem negócios de alto padrão e forte presença no futebol mineiro:

  • Acionista da SAF do Atlético, com participação superior a 20% via Galo Forte FIP;
  • Integrante do Conselho de Administração do clube;
  • Investidor em empreendimentos de luxo, incluindo o hotel Fasano;
  • Envolvido em grandes operações financeiras via fundos multimercado.

O Ministério Público de São Paulo também apura possíveis ligações entre fundos ligados ao banqueiro e lavagem de dinheiro do PCC, investigação que corre em sigilo e que ganhou força após a Operação Carbono Oculto, da Receita Federal.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.