Justiça solta suspeita de abandonar crianças em apartamento de BH
Lalesca Pereira dos Santos, de 29 anos, vai responder em liberdade pelos crimes de maus-tratos e abandono de incapaz
Minas Gerais|Daniel Domiciano* do R7 e Shirley Barroso, da Record TV Minas
A Justiça de Minas expediu o alvará de soltura de Lalesca Pereira dos Santos, de 29 anos, para responder em liberdade por abandono de incapaz e maus-tratos das crianças encontradas abandonadas em um bairro da região nordeste de Belo Horizonte (MG). A decisão foi feita na última terça-feira (12) em uma audiência de instrução no Fórum de Igarapé, na Grande BH.
•Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
No primeiro semestre deste ano, Lalesca Pereira, Terezinha Pereira dos Santos, de 53 anos, e Kátia Cristina Alves Robes, de 30 anos, foram presas envolvidas no caso de abandono e maus-tratos de duas crianças encontradas abandonadas em um apartamento de BH.
Durante a audiência de instrução nesta semana, as três mulheres foram interrogadas e, diante do que foi apresentado na audiência, a defesa de Lalesca pediu para que a mulher pudesse responder em liberdade. A juíza acatou o pedido e expediu o alvará de soltura. Ela foi liberada na manhã desta quarta-feira (13).
Já as outras envolvidas, Kátia Cristina e Terezinha Pereira, continuam presas respondendo pelo processo.
Sobre o caso
Em fevereiro de 2023, uma criança, de 4 anos, deu entrada na UPA de São Joaquim de Bicas com sinais de maus-tratos. A criança não resistiu aos ferimentos e morreu. A mãe do garoto, Kátia Cristina, foi presa em flagrante.
Cerca de 15 dias depois, duas crianças foram encontradas abandonadas em um apartamento no bairro Lagoinha, também com sinais de maus-tratos. Após investigações da Polícia Civil, foi descoberto que elas também eram filhas de Kátia.
Após ser presa por suspeita de cometer maus-tratos contra o filho, Kátia escreveu uma carta e contou que ela e o marido foram aliciados por uma mulher chamada Terezinha, na rodoviária da capital mineira. Lalesca, filha de Terezinha, que se passou por avó de consideração dos meninos, foi presa em março por abandonar os outros dois filhos de Kátia no bairro Lagoinha.
A delegacia de São Joaquim de Bicas começou a investigar a morte da criança de 4 anos, e a Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Adolescente passou a investigar o abandono de incapaz em BH. O caso foi unificado e apresentada apenas uma ação no Fórum de Igarapé. A mãe está respondendo por maus-tratos, Terezinha responde por maus-tratos, abandono e homicídio e Lalesca, indicada por maus-tratos e abandono de incapaz. O filho de Terezinha, Diego dos Santos, também chegou a ser acusado e preso, mas foi encontrado morto dentro da cela.
*Estagiário sob supervisão de Maria Luiza Reis