Mineração poderia atingir comunidades próximas ao Parque da Serra do Gandarela
Divulgação/ICMBioA Justiça de Santa Bárbara suspedeu o processo de licenciamento ambiental para exploração de minério de ferro na região da Serra do Gandarela, a cerca de 70 km de Belo Horizonte.
Com a determinação judicial o Governo de Minas Gerais fica proibido de conceder licenças ambientais ao empreendimento antes de uma análise efetiva dos impactos às comunidades atingidas pela exploração.
Conforme a decisão, a empresa Nossa Senhora do Sion Ltda., responsável pelo projeto, deverá complementar o Estudo de Impacto Ambiental com informações que considerem os impactos às comunidades potencialmente atingidas pelo empreendimento minerário. De acordo com o Ministério Público, a decisão da Justiça também proíbe qualquer intervenção no local.
Empreendimento
O empreendimento, em fase de licenciamento ambiental, pretende explorar minério de ferro nas imediações do Parque Nacional Serra do Gandarela, em Santa Bárbara. Segundo o MP, comunidades rurais como André do Mato Dentro e Cruz dos Peixotos podem ser afetadas.