Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lama retirada de ruas pela Samarco volta a contaminar rio

Resíduo foi depositado às margens de rio e tem sido "empurrado" pela chuva em Barra Longa

Minas Gerais|Do R7 com Record Minas

Barra Longa foi soterrada pela lama tóxica de rejeitos
Barra Longa foi soterrada pela lama tóxica de rejeitos Barra Longa foi soterrada pela lama tóxica de rejeitos

A lama da barragem de Fundão, que se rompeu no dia 5 de novembro em Mariana, na região central de Minas Gerais, ainda ameaça o rio do Carmo, na altura do município de Barra Longa, um dos mais atingidos pela tragédia. O curso d'água é um dos afluentes do rio Doce que foi devastado pelos rejeitos de mineração.

Até agora, 20 mil toneladas de lama foram retiradas das ruas da cidade. Só que a Samarco, mineradora responsável pela barragem que se rompeu, tem depositado todo esse material ao lado do rio do Carmo. Com as fortes chuvas registradas nos últimos dias, a lama está aos poucos voltando ao curso d'água. 

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Publicidade

Lama na superfície é maior que no fundo do oceano no Espírito Santo

MP confirma metais e "recomenda cuidado" com lama do rio Doce

Publicidade

Dessa forma, o rio será novamente contaminado de forma lenta e perigosa e, de acordo com o biólogo Ricardo Motta, isso poderá voltar a causar problemas à população que depende do rio do Carmo.

— Há um risco de que a lama depositada muito próxima volte ao rio causando mais problemas. Eu quero crer que o projeto tenha condicionantes que impeçam isso.

Publicidade

Segundo o prefeito de Barra Longa, Fernando Magalhães, a promessa da Samarco é que a montanha de lama seja transferida a outro lugar.

— Já arrumaram um lugar que fica a 1,5 km daqui. Eles alugaram um terreno onde estão fazendo um buraco para colocar e tapar o barro.

Por meio de nota, a Samarco declarou que "o rejeito retirado da área está sendo levado temporariamente para o Parque de Exposições da cidade, em local seguro" e que o material ainda será tratado. A mineradora informou que está "buscando áreas autorizadas para depositar o rejeito restante". 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.