Leão Lolek é o novo morador do zoo de BH
Animal veio da Alemanha, onde nasceu em cativeiro, e tem 6 anos de idade; nome é uma referência a desenho animado
Minas Gerais|Paulo Henrique Lobato, Do R7

O Jardim Zoológico de Belo Horizonte apresentou nesta sexta-feira (2) seu novo morador: Lolek. O leão africano (Panthera leo) veio do zoológico Dortmund, na Alemanha, e tem 6 anos. O nome é uma referência a um conhecido personagem de desenho animado na Polônia.
Lolek chegou a BH no início do ano e passou por uma quarentena no zoológico. Trata-se de um procedimento obrigatório e necessário para melhor acolhida e integração do animal ao novo ambiente. Na prática, minimiza o estresss natural após a transferência de um zoo a outro.
Em nota, o zoo informou que o animal ficará num recinto tipo fosse seco com área em torno de 1.300 metros quadrados: "Será o novo companheiro de Hanna, uma leoa de aproximadamente 12 anos de idade que vive no Zoo da capital desde 2012".
Contudo, os dois felinos ficarão em recintos individuais, embora lado a lado. Em princípio, só terão contatos visual, auditivo e olfativo.
A bióloga Valéria Pereira, chefe da seção de Mamíferos, disse que o zoo de BH mantém leões em seu plantel desde o início da década de 1970. Aproveitou para assegurar que o local oferece cuidados veterinários de rotina e preventivos, dieta balanceada e atividades de enriquecimento ambiental.
— Dessa forma, o zoo conseguiu manter esta espécie em condições adequadas de bem-estar, o que resultou no nascimento de diversos filhotes em anos anteriores. Isso fez com que a instituição fosse reconhecida nacionalmente pelo sucesso reprodutivo com a espécie.
O último leão (macho) do zoológico de BH, Simba, morreu em 2015, de causas naturais, aos 17 anos de idade. Em média, a espécie vive 15 anos, quando livre.
